Terrenos a venda. 10 perguntas para fazer antes de comprar

Veja a relação de 10 perguntas e as possíveis respostas sobre a compra de terrenos a venda, como: Terreno plano ou com desnível, bairro aberto ou condomínio fechado.

Como é calculado o preço de um terreno?

O preço de um terreno é calculado levando em consideração o valor do metro quadrado multiplicado pela metragem quadrada do mesmo. Se ele tem 300 m/2 e o valor do m/2 for de R$ 700,00, então o seu preço é calculado em R$ 210.000,00. Por isso, antes de comprar um terreno a venda, procure se informar pelo valor do metro quadrado na região.

Contudo, considere que mesmo em uma mesma rua pode haver variação do valor do metro em função da topografia e outros aspectos que podem influenciar positivamente ou negativamente.

Terreno grande ou pequeno, qual é melhor?

O terreno pequeno tem a vantagem de ter o IPTU menor e ser mais barato na compra, para isto basta considerar o exemplo da pergunta anterior. Mas se ele for muito pequeno é mais desafiador a construção do projeto de forma a aproveitar o espaço.

Já um grande tem mais espaço para a construção e para o uso em geral. Terrenos grandes são bons também para quem deseja ter uma boa área verde, jardinagem, piscina e área de lazer, por exemplo.

O ideal é encontrar um com medidas que atenda aos dois casos.

Terreno plano ou com desnível?

terreno com desnivel

Se o desnível for da frente para o fundo é um pouco complicado, já que será necessário fazer um muro de arrimo e o aterramento dele. Não chega a ser um problema, mas isto pode ficar mais caro. Terrenos planos ou com desnível do fundo para a frente é melhor pois gera menos custo de preparo para a construção.

E a documentação?

Antes de comprar um imóvel qualquer é necessário checar a documentação do mesmo. O ideal é pedir uma matrícula no cartório de registro de imóveis para verificar a sua situação. Além disso recomenda-se pedir algumas certidões negativas, como de IPTU na prefeitura, de água ou luz, se tiver ligação, de condomínio, se aplicável, entre outras.

Todo cuidado é bem vindo quando o assunto é a parte legal ou documental. Vale a pena perder um pouco de tempo e as vezes gastar um pouquinho mais e ter certeza de que não há nenhuma pendência.

Bairro aberto ou condomínio fechado?

Terreno com nível

Hoje há uma tendência muito grande de moradia em condomínio fechado e portanto os lotes nesses locais tendem a ser mais procurados e valorizados. É claro que tudo dependerá do interesse de cada pessoa, mas via de regra em condomínio fechado é melhor.

Muita gente não gosta de condomínio pois é necessário pagar a taxa de manutenção e serviço, mas este é um custo que vale a pena, afinal existem serviços agregados, principalmente ligado a segurança.

Sol da manhã ou da tarde?

Este é um detalhe importante a considerar em terrenos a venda, especialmente se você estiver comprando para construir uma casa para morar. Verifique a posição do sol da manhã e da tarde em relação ao terreno e imagine como será a incidência dele na futura casa. Quartos devem ter o sol da manhã, pois caso contrário terá muito aquecimento a noite para dormir.

O que analisar em termos de localização?

Veja que tipo de vizinhança você terá. Analise a existência de bares, salão de festas e outras possíveis aglomerações de pessoas. Sem contar a existência de empresas e o tipo de cada uma delas. Ruas movimentadas também são problemas, assim como ruas muito desertas.

Comprar para investir, vale a pena?

Em geral se for em condomínio fechado a opção como investimento geralmente é boa. Em bairro aberto pode ser uma boa opção, mas ai é muito importante analisar a localização. A taxa de rendimento ou aumento de valor de um terreno em condomínio costuma se bem alta.

Imóveis sempre foram opções seguras de investimentos, tanto que são classificados como investimentos conservadores, que são aqueles que podem render menos, mas são mais seguros.

Terreno de esquina é melhor?

Muitos consideram uma vantagem, outros não. Portanto dependerá de como você enxerga a situação. Em bairro aberto é melhor um terreno no meio do quarteirão para fins de segurança, pois quando você chega em casa terá a visão de toda a rua e assim poderá analisar se há algo suspeito ou não.

Em condomínio fechado isto não faz muita diferença e nesse caso creio que a esquina seja até mais procurada pelo melhor espaço para construção e o fato de não ter muitos vizinhos próximos.

Terrenos a venda? Onde encontrar?

As empresas imobiliárias detêm a maioria das ofertas de terrenos a venda, mas existem também vendas particulares diretamente com o proprietário. Uma boa sugestão é você comprar terrenos de empreendimentos no seu lançamento, onde geralmente os valores são mais baixos.

Também nesses casos o valor do metro quadrado já vem definido, conforme explicado na primeira pergunta. Assim você opta pelo terreno com a metragem que quiser e paga vezes o valor estabelecido do metro quadrado.