Água furtada e telhado 4 aguas, aguas pluviais e caixa dágua

O que é água furtada? O que é um telhado de 4 águas? O que são águas pluviais e qual a diferença dela para o esgoto? Qual a finalidade do uso de uma caixa d´água em uma casa?

Quem está acostumado com construção civil já deve ter notado que existem uma série de nomenclaturas que vão deste processos construtivos, nomes de materiais ou algo que identifica a construção como um todo ou parte dela.

No caso do telhado há vários termos como água furtada, 4 águas, 2 águas, águas pluviais, entre outros. Compreender esses termos é importante não apenas por parte de quem está construindo, mas de todos que estão de alguma forma envolvidos com uma obra qualquer.

Veja abaixo algumas definições importantes para você compreender melhor os seus significados.

O que é água furtada?

Em termos de construção civil, a água furtada é uma aresta inclinada usada entre duas águas, ou seja, duas partes inclinadas do telhado. Ela é usada para a captação da água dessas duas partes do telhado. Veja aqui diversas imagens que ilustram o que é uma água furtada no telhado de uma casa.

O que é um telhado de 4 águas?

Duas águas, três águas ou quatro águas são termos muito empregado na construção civil para determinar o tipo de telhado que será construído ou como serão feitos os níveis que captação da água da chuva. Um telhado de quatro águas, significa que ela estará dividida em quatro partes, sendo que cada uma dessas partes estará inclinada para um lado. É como se uma parte estivesse para o sul, a outra para o norte, a outra para leste e a outra para oeste.

Veja aqui vários exemplos de telhados de 4 águas.

O que são águas pluviais?

Águas pluviais são as águas que são coletadas nas áreas urbanas proveniente da chuva. Nas ruas onde há este tipo de tratamento haverá as galerias de águas pluviais que tem como finalidade de receber as águas que caem da chuva e direcioná-las para as enormes tubulações a fim de evitar que ocorra alagamentos nas ruas, uma vez que o concreto e o asfalto não permitem que a água infiltre na terra.

Qual a diferença de água pluvial e esgoto?

As águas pluviais não se misturam com os esgotos, pois as águas pluviais são consideradas limpas e podem ser direcionadas diretamente para os rios e lagos. Já o esgoto requer o devido tratamento em função dos dejetos humanos e outras substâncias que são lançadas ali.

Desta forma, a água que cai do telhado, bem como aquela que escorre pelo piso é direcionada para a rua e corre pela superfície até chegar a um rio mais próximo. Já a água de esgoto que sai do vaso sanitário e torneiras internas, por exemplo é direcionado por um sistema subterrâneo de canos e ligados à rede principal de esgoto que tem na rua.

Qual a finalidade do uso de uma caixa d´água em uma casa?

A caixa d´água tem a finalidade de servir como um reservatório de água para situações onde a água da rua faltar. Em muitas cidades o problema da falta de água não é mais comum como era no passado, mas ainda assim o hábito de ter um reservatório não só se mantém, como e recomendado.

Há inclusive pessoas que usam mais de uma, sendo talvez uma delas como reservatório principal e outra como secundário. Eu por exemplo, tenho duas caixas em casa. A primeira delas é a principal e serve torneiras internas e chuveiro. Tenho uma segunda que está ligada diretamente com caso sanitários. A ideia quando construí era criar um sistema de reaproveitamento de água e alimentar essa segunda caixa, mas por enquanto o sistema ainda não foi feito.