Aluguel temporada. Prazo da locação, cuidados imóvel para temporada

Perguntas e respostas sobre aluguel temporada. No vencimento do prazo de aluguel o locador negar-se a entregar o que deverá ser feito? Quais as cautelas devem ser tomadas antes de alugar um imóvel para temporada?

A prática de alugar imóveis para temporadas está cada vez mais comum no Brasil. Este modelo já existia com maior incidência em cidades e locais de grande apelo turísticos, como as cidades praianas, por exemplo. Mas atualmente com a entrada de aplicativos de locação temporária, como é o caso do Airbnb, parece que houve uma expansão deste negócio, sendo possível encontrar imóveis até em cidades do interior sem nenhum apelo turístico.

Mas como funciona o aluguel de temporada? Quais as regras para o locador e para o locatário deste tipo de imóvel? Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o assunto.

Qual o objetivo do aluguel de temporada?

Aluguel de temporada é quando um proprietário de uma casa ou apartamento localizado em uma cidade litorânea, por exemplo, disponibiliza sua casa para que possa ser alugada para um turista ou visitante á um curto período de tempo.

Este prazo pode ser de um final de semana até alguns meses, sendo mais comum a ideia de semanas. Normalmente o aluguel convencional é aquele que tem a duração mínima de um ano, portanto, prazos abaixo desse já é considerado temporário.

Casa de praia

Como é feito o aluguel de uma casa para temporada?

Sendo uma casa disponibilizada para aluguel de temporada o proprietário poderá exigir o pagamento adiantado do valor e apresentar todas as garantias que devem ser entregues no final como: Se a casa for recebida com móveis deverá ser entregue com todos os móveis e em inteiro estado que foi entregue.

É necessário uma vistoria prévia para locação do lugar?

Sim, é bastante importante que seja feita uma vistoria antes do inquilino adquirir a casa, o indicado é fazer um contrato para possíveis responsabilidades em caso de dano causado no patrimônio durante sua estadia, em caso de dano o locatário deverá se responsabilizar.

Porém, na prática as vezes isso não acontece, especialmente quando a locação for feita por aplicativos, como o Aluguetemporada ou o Airbnb.

No vencimento do prazo de aluguel o locador negar-se a entregar o que deverá ser feito?

Se vencer o prazo estipulado no contrato e o locador negar-se a entregar o imóvel sob as condições acertadas e permanecer no imóvel, poderá ser aberto no tempo de 30 dias um processo de despejo, onde o Juiz concederá a liminar para ser cumprida em até 15 dias, conforme fala a lei.

Neste caso as providências deverão ser as mesmas de um contrato de locação convencional.

Quais os cuidados devem ser tomados antes de alugar um imóvel para temporada?

Deverá ser avaliado pessoalmente o imóvel evitando de fechar o contrato apenas com a visualização do local, pois o lugar poderá ter vazamentos, cheiros, odores e danos que não serão percebidos pelas fotos. por isso antes de ser assinado, confira as condições do lugar, como estão os móveis e se tem algum dano que poderá causar problema na hora de entregar o local.

Quando não for possível visitar o imóvel, é importante ficar atento às informações prestadas pelo proprietário, verificar bem as fotos e principalmente a opinião de quem já alugou e usou o imóvel.

O que devo fazer se for descumprido as condições estabelecidas em contrato?

Se for feito o aluguel de uma casa para temporada e no contrato estiver descrito que haverá sofá, cama, chuveiro com água quente, geladeira com lâmpada, na hora que o inquilino chegar no local e não tiver qualquer um dos itens descrito como chuveiro com água quente, colchão ou sofá, deverá ser notificado imediatamente o locador, para que seja feito o reparo, em caso de descumprimento pode ser exigido o abatimento do preço.

Vale a pena usar o Airbnb?

Para quem está procurando casa ou apartamento de temporada para alugar, creio que o Airbnb seja uma boa alternativa sim. Abaixo relaciono algumas características dele que considero positivas:

  • Ampla variedade de imóveis para locação na maioria das cidades, isto ajuda muito dando o poder de escolha;
  • Os preços são competitivos e embora haja valores um pouco fora, pela variedade que existe é possível filtrar e escolher um bom imóvel para a locação;
  • É muito prático encontrar o imóvel e alugar. Tudo é feito pelo aplicativo, sem a necessidade de longas e burocráticas negociações;
  • Existe a vantagem de avaliar o imóvel a partir dos comentários de pessoas que já alugaram, assim você pode ter uma opinião mais confiável do imóvel;
  • Entre outros.
Por Redação e Alisson Laconski