Apartamentos decorados, apto na planta. Tire suas dúvidas

Perguntas e respostas sobre apartamentos decorados e venda de apto na planta. Tire suas dúvidas sobre este procedimento e veja os cuidados com este tipo de compra.

Comprar um imóvel é uma grande responsabilidade, pois geralmente envolve um monte financeiro muito alto, é comum as pessoas usarem financiamento e na maioria das vezes é uma decisão que irá determinar a moradia pelo resto da vida.

Quem compra apartamento, por exemplo, sabe muito bem que irá morar em um condomínio, que terá de conviver com regras de estacionamento, portaria, uso das áreas públicas, pagamento de taxa condominial, entre outras coisas. Desta forma, são muito fatores a considerar e portanto é uma escolha mais apurada.

Comprar um apartamento pronto ou na planta? Qual seria a melhor alternativa? Não há uma resposta pronta, mas é importante entender bem, especialmente o último caso que envolve um pouco mais de cuidados. Vejamos:

O que são apartamentos na planta?

São imóveis comercializados antes de sua construção. Eles se tornaram comum no Brasil e ocorrem quando uma construtora pretende construir um edifício de apartamentos e após a realização do projeto do mesmo, coloca a venda para que pessoas possam comprar e esperar a construção do mesmo.

Apartamento na planta

É uma estratégia muito comum e neste caso você compra o imóvel baseado no projeto e também em um apartamento decorado que eles geralmente montam para demonstração de como vai ficar depois de pronto.

É uma prática que pode ser arriscada, afinal, você estará comprando algo que na verdade não existe ainda e por isso é importante verificar bem de quem você estará comprando para não ter dores de cabeça no futuro.

O que são apartamentos decorados?

Os apartamentos decorados são espaços que as construtoras criam para demonstrar aos futuros proprietários e potenciais compradores como será o apartamento que está sendo comercializado na planta. Esta estratégia é necessária para que as pessoas saibam ou pelo menos tenham uma ideia do espaço, disposição de cada cômodo e outros detalhes do mesmo.

Vale a pena comprar apartamentos na planta?

Nos últimos anos ele tem se tornado um dos melhores investimentos, pois a grande demanda por imóveis no Brasil proporcionou um desenvolvimento do setor da construção civil e o aumento do valor dos imóveis foi bastante notório.

Vale ainda ressaltar que ele acaba sendo um bom investimento pois é de médio prazo, geralmente em torno de três anos desde a compra, até a entrega das chaves e portanto é um período bom para pensar em investimento.

Já para quem quer morar ele pode não ser a melhor coisa a fazer, a menos que a pessoa possa esperar pela construção, mas para quem tem pressa não é o melhor caminho.

Quais os cuidados com apartamentos decorados?

Esses apartamentos são decorados por profissionais e geralmente eles usam móveis planejados, com isso todos os espaços são bem ocupados, o que dá a sensação de que eles não são tão pequenos assim. Então, depois que você recebe o apartamento e tenta levar seus móveis para lá verá que as coisas são diferentes. Tome cuidado nesse aspecto.

Casa ou apartamento para morar. O que é melhor?

Tem pessoas que gosta de apartamento e outros de casa. O apartamento é melhor pelo aspecto de segurança e talvez privacidade também, mas é mais apertado, tem pouco espaço e você precisa submeter às regras do condomínio.

Casa é mais espaçosa, tem possibilidade de ampliar e modificar a construção, entre outras vantagens. Eu particularmente gosto mais de casa, mas como disse acima, há quem pensa de forma diferente.

Casa ou apartamento para investimento. O que é melhor?

A melhor opção de investimento é a mesma de morar, ou seja, um objeto ou imóvel só será bom investimento de ele tiver procura e interesse de outras pessoas, desta forma ao comprar casas ou apartamentos para investimento é preciso levar em conta esse aspecto.