Ar condicionado portátil. Instalação, vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre Ar condicionado portátil. Como ele é instalado, em que situações ele é indicado, vantagens e desvantagens de ter um ar condicionado portátil.

O Brasil é um pais tropical e isto pode significar muita coisa, mas uma das principais características desta posição geográfica nossa é a presença do calor, especialmente na primavera e verão nas regiões mais ao sul e quase todo o ano nas regiões mais ou norte.

Temperaturas altas sugere ar condicionado e o aparelho que era sinônimo de luxo, agora virou um eletrodoméstico comum. Mas existem lugares onde não é possível fazer a instalação de aparelhos convencionais de ar condicionado, como os modelos de parede ou os modelos split que encontramos por ai. E neste caso que entra os modelos portáteis.

Um ar condicionado portátil é uma opção geralmente para apartamentos onde não se pode quebrar a parece para a colocação dos modelos convencionais, então, basta apenas ter uma opção, geralmente na janela de saida de ar quente para fora do ambiente e seu uso passa a ser possível.

Como eu instalo o ar condicionado portátil?

Está aí uma das grandes vantagens do ar condicionado portátil: ele não precisa de instalação. Você apenas precisa posicionar o aparelho no chão e ligá-lo na energia elétrica.

Para que situações o ar condicionado portátil é indicado?

Ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil é indicado para as pessoas que não querem realizar uma obra, furar paredes, gastar dinheiro com reforma. Ele é fácil e prático de utilizar e não causa transtornos com possíveis obras que os ares condicionados Split e de parede requerem.

As pessoas que moram de aluguel, normalmente tem que pedir autorização para instalar um ar condicionado Split ou de parede, o que causa transtornos e requer tempo. O ar condicionado portátil resolverá o problema, oferecendo bem estar no ambiente climatizado sem a necessidade de pedir qualquer autorização para a instalação do ar condicionado.

O ar condicionado portátil é indicado para aqueles que possuem cômodos pequenos, de até 20m². A sua potência é limitada e não eficiente para ambientes muito amplos.

Quais as vantagens de ter um ar condicionado portátil?

Além de você não precisar instalar o aparelho na sua parede, você pode levá-lo para outros cômodos da casa, pois ele é portátil. Além disso, caso você se mude, pode levar o aparelho com você, sempre possuindo um ar condicionado.

Durante o inverno, você pode utilizar o aparelho como umidificador ou desumidificador de ar.

Se você possui uma casa na praia ou na serra, pode levar o aparelho com você, sem a necessidade de investir em vários aparelhos para as duas casas.

Quais são as desvantagens de ter um ar condicionado portátil?

Você precisa ter uma janela perto do ar condicionado portátil. O aparelho possui um duto que elimina o ar quente. Este duto precisa ser posicionado na janela para que o ar quente saia para a rua e não permaneça dentro do ambiente a ser climatizado.

Todo o ar condicionado elimina água. Porém, no ar condicionado portátil, há um reservatório de 20 litros que deve ser esvaziado regularmente. Se você esquecer e o reservatório encher, o sistema do ar condicionado portátil vai parar de funcionar automaticamente.

Diferentemente do ar condicionado Split, o ar condicionado portátil é barulhento. Por isso, você deve ser o tipo de pessoa que não se incomoda tanto com um barulho extra no ambiente. O barulho é suportável, porém é maior do que o barulho emitido pelo ar condicionado Split.

Por Redaweb e redação