Ar condicionado split 12000 btus, 7000 e 9000 btus

Perguntas e respostas sobre ar condicionado do modelo split com capacidade de 12000 btus, 7000 e 9000 btus. Como saber a quantidade de Btus necessária e como funciona o ar condicionado?

Como funciona um aparelho de ar condicionado? Bem, um aparelho de ar condicionado, desse tipo que usamos em casa ou nas empresas, pode ter nele várias funções embutidas e não apenas o resfriamento, embora esta seja a principal e mais desejada função. Ele pode também ventilar apenas, aquecer, umidificar, filtrar, desumidificar e é claro refrigerar. Nem todos os parelhos contém todas essas funções, mas alguns sim.

Outra característica que precisamos considerar é que existem vários modelos de aparelhos, sendo os mais comuns:

  • De parede: Modelo mais antigo que é usado na parede ficando uma parte para dentro e o fundo dele onde solta água e calor para o lado de fora. Este modelo está em desuso, pois gasta muita energia, é barulhento e tem o incômodo de ter de quebrar a parede para colocá-lo.
  • Split: Este modelo é dividido em duas partes, sendo a condensadora que fica na parte de dentro (ver imagem abaixo) e a evaporadora que fica na parte externa. Ambas são conectadas por um tudo de passagem de ar. É o modelo mais usado hoje.
  • Portátil: Este é indicado para ambientes onde não é possível usar os demais modelos, como é o caso de alguns apartamentos. Ele tem um tudo que geralmente é conectado na janela para jogar o ar quente para fora do ambiente.
  • De teto: Muito usado em empresas ou locais onde há o chamado sistema de ar condicionado central. Neste caso grandes máquinas externas geram o ar frio e distribuem por dutos até esses aparelhos que ficam posicionados no teto.

O que é o modelo Split?

Ar condicionado split

A palavra Split vem do inglês e sua tradução seria dividido ou divisão. No caso do ar condicionado é aquele modelo composto de duas partes, uma que fica na parte externa e a outra que fica na parte interna. Diferente dos antigos modelos que eram em uma peça só.

Como saber a quantidade de Btus necessária?

Existe uma fórmula para determinar a potência em Btus que um aparelho deve ter para atender um determinado espaço. Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTUs, para cada pessoa adiciona mais 600 BTUs e para cada equipamento eletrônico no ambiente, inclui mais 600 BTUs.

Exemplo: Um quarto com 14 metros quadrados, duas pessoas e um equipamento eletrônico:

14 x 600 + 600 + 600 = 9600 BTUs

Para efeito deste cálculo a primeira pessoa não deve ser considerada.

Um aparelho de 7000 btus deve ser usado em quais ambientes?

É um aparelho com pouca potência e portando indicado para locais pequenos, como escritórios em casa, quartos bem pequenos, closets e outros. Pela fórmula mostrado acima, ele atenderia a um ambiente de até 9 ou 10 metros quadrados.

Um aparelho de 9000 btus deve ser usado em quais ambientes?

Este é um aparelho mais indicado para dormitórios, desde que o espaço não seja tão grande. Como visto na fórmula acima, um ambiente de 14 metros quadrados já supera os 9000 btus.

Um aparelho de 12000 btus deve ser usado em quais ambientes?

Um aparelho de 12000 btus tem uma boa potência e pode ser usado em espaços de até 18 metros quadrados, portanto ele é indicado para dormitórios grandes, salas, desde que não exceda os 18 metros quadrados e outros ambientes similares.

O que acontece se eu colocar um aparelho com pouca potência de btus?

Imagine que você tenha uma sala de 30 metros quadrados e coloque um aparelho de 12000 btus. Pela fórmula mostrada acima você precisaria de aproximadamente 19000 btus, mas se o aparelho tem apenas 12000, o que irá acontecer é que ele não conseguirá resfriar o ambiente, embora possa atenuar sim um pouco o calor, mas não vai resfriar bem. Além disso pelo fato de ele não conseguir atingir o ponto de resfriamento desejado, a máquina vai ficar ligada direto e com isso o consumo de energia será muito maior. Imagine se a sua geladeira não desligasse nunca, sua conta de luz iria nas alturas, mas ela atinge o ponto de resfriamento necessário e desliga, voltando a ligar tempo depois para repor a perda de temperatura no período em que ela ficou desligada. O ar condicionado é a mesma coisa.

Posso colocar um ar condicionado na sala e usar ventiladores para jogar o ar frio da sala para os quartos?

Esta é uma técnica bastante conhecida, mas infelizmente seu efeito pode não ser o desejado. Primeiro que você precisaria de ventiladores bem potentes para jogar o ar mais longe, segundo que você cairia no problema explicado na resposta anterior. Ou seja, ao deixar as portas dos quartos abertas para receber o ar frio, você está aumentando o espaço de refrigeração.

7000, 9000 ou 12000 btus, qual compensa comprar?

Aquele que atende a necessidade de potência do seu espaço. Faça a medida do cômodo onde ele será instalado e aplique a fórmula acima. Além disso é preciso ter em mente que o espaço deve ser fechado para evitar a perda de temperatura e assim obrigar o ar a ficar mais tempo ligado.