Banheiro masculino e feminino. tipos e diferenças

Perguntas e respostas sobre o que é um banheiro e quais os tipos existem? Qual a diferença entre um masculino e feminino e porque as mulheres não gostam de ir sozinha nos ambientes públicos.

O que é um banheiro?

É uma divisão de uma casa ou prédio qualquer destinado a higiene pessoal e necessidades fisiológicas. Normalmente existe pelo menos um banheiro por casa, mas pode acontecer de ter 5 ou mais em algumas residências mais sofisticadas.

O banheiro serve exatamente para as pessoas tomar banho, lavar o rosto e as mãos e fazer as suas necessidades fisiológicas como urina e defecar.

Quais os tipos existem?

Banheiro

É comum haver certa classificação quanto ao tipo e como ele foi projetado. Assim, segue abaixo alguns possíveis tipos:

  • Banheiro social. É aquele tipo de banheiro construído em casa para amigos e familiares, onde nele podemos fazer uma decoração bem aconchegante, fazendo com que essas pessoas se sintam muito bem mais a vontade.
  • Banheiro privativo. É aquele banheiro que fica localizado dentro do quanto de um casal ou não e é comum ter esses banheiros em quartos de hotel ou pousadas, e entre outros.
  • Lavabo. É uma versão simplificada do banheiro tradicional. Neste caso ele é composto apenas por uma pia ou lavatório e o vaso sanitário. Ele não inclui outros recursos da versão completa, como chuveiro, por exemplo.
  • Banheiro público. É um tipo de banheiro construído em locais públicos como praças, em outras áreas públicas e também em uso coletivo.
  • Banheiro masculino. É aquele que só deve ser usado por homens, geralmente os utensílios desse banheiro são diferentes, como o vaso dividindo, entre outras coisas.
  • Banheiro feminino. Este é a versão público para mulheres.
  • Banheiro para portadores de necessidades especiais. É aquele feito para atender a todas as necessidades de uma pessoa que possui qualquer tipo de necessidade especial, seja ela cadeirante, doente ou até mesmo idosos e crianças. Entre as regras estabelecidas para um projeto de banheiro adaptado, estão: bacia sanitária, lavatório e boxe de chuveiro.

Qual a diferença entre um masculino e feminino?

Embora, que eu me lembre, nunca tenha entrado em um banheiro feminino, mas sabemos que existem algumas diferenças. No masculino é comum encontrarmos o mictório, em várias versões. Já no feminino este acessório não existe, mas provavelmente há uma ênfase maior em uso de espelhos.

A diferença é pouca. Na verdade, o masculino é sempre bem mais simples pois na maioria das vezes, é visto só com um equipamento próprio para os homens urinar. No das mulheres é visto um vaso sanitário, além de outros itens.

Além disso, o banheiro das mulheres, ao contrário dos homens, favorece a conversa em grupo.

Por que as mulheres não gostam de ir sozinhas ao banheiro público?

Esta é uma curiosidade que ronda a cabeça de muitos homens e quem ainda não percebeu isto é porque é muito desatento. Creio que a resposta mais plausível seja para ter companhia e para que a mesma possa alertá-la de algum descuido no banheiro. Será que é isso?

Fica caro a sua construção?

Fica. Provavelmente ele é o cômodo mais caro de uma casa, pois além de toda a parte de alvenaria e estrutura, ainda é comum revestir as paredes, colocar vaso sanitário, pia, gabinete, luminárias, instalação de chuveiro, box, nicho, metais sanitários, pastilhas e outros detalhes. Juntando tudo isso e mais a mão de obra empregado, o custo fica bem alto sim.