Cama de criança ou infantil. Medidas e cuidados

Veja as nossas dicas de como escolher uma cama mais adequada a criança pequena, como os modelos com proteção lateral, modelos suspensos e outras características mais comuns.

Uma das maiores preocupações dos pais nos dias atuais é o momento de dormir dos seus filhos, pois é essencial que a criança sempre esteja confortável e acomodada na sua cama. Por isso, torna-se fundamental levar em conta algumas medidas e cuidados da cama de criança ou infantil.

Durante o crescimento de uma criança, ela passa por diversas mudanças, indo do berço para o quarto infantil, além de ter vigília 24 horas dos pais para que se tornem mais independentes quando forem dormir.

Conforme os quartos vão sofrendo transformações devido as novas necessidades da criança, a cama de criança ou infantil também deve atender a todas as necessidades que elas precisam naquele momento. E por isso, os pais devem avaliar os tipos de camas existentes no mercado.

Tipos de cama de criança ou infantil

Cama infantil

Atualmente, no mercado é possível encontrar os mais diversos tipos de cama de criança ou infantil, as quais os pais sempre devem levar em conta algumas medidas e cuidados no momento da escolha. Confira alguns tipos abaixo!

  • No caso da cama de criança com protetor na lateral, é essencial para aquelas crianças que acabaram de deixar o berço e estão passando para a fase de dormir na cama, ou até mesmo para as crianças que costumam cair da cama a noite.
  • A cama beliche, a qual possui uma em cima e outra embaixo, é recomendada para aquelas pessoas que possuem crianças em casa e não tem muito espaço no quarto, não deixando o quarto apertado.

Além disso, as crianças adoram esse tipo de modelo de cama de criança, onde algumas podem até mesmo serem encontradas com uma opção de escorrega acoplado a cama, sendo uma opção para crianças maiores.

  • A cama suspensa é muito parecida com a beliche, só que não possui uma cama embaixo, sendo apenas uma cama infantil mais alta onde podem ser colocados rampas para as crianças se divertirem quando forem subir na cama. Além disso, dá para aproveitar o espaço embaixo da cama criando um lugar para brincar.
  • As camas de crianças com espaço de estudo são essenciais para crianças mais velhas, onde uma escrivaninha pode ser embutida na cama, criando um pequeno espaço de estudos, além de ser um ótimo estímulo para que ela se interesse em estudar.

Medidas e cuidados com a cama de criança ou infantil

Como todos já devem imaginar, os quartos de criança sempre se tornam um lugar mágico para eles, porém ao decorar o quarto deve-se levar em consideração diversas medidas e cuidados, principalmente na escolha da cama de criança ou infantil. Confira algumas medidas e cuidados abaixo!

  • A cama infantil deve sempre procurar atender todas as necessidades de sono da criança, onde para cada idade existe horários de sono diferentes, e por isso, a cama deve ser confortável.
  • Normalmente, as crianças buscam sempre muito aconchego em todas as etapas de crescimento, e por isso, elas se sentem muito protegidas nos seus quartos e na sua cama. Por isso, vale a pena apostar na decoração do quarto de temas temáticos para que elas se sintam mais a vontade.
  • Uma dica é escolher camas que criam um ambiente mais lúdico, que seja capaz de desenvolver a imaginação e criatividade das crianças, além de serem ótimos ambientes para elas receberem seus amigos.
  • Você deve sempre pensar em camas que sejam funcionais e transformáveis, para que se adeque a todas as mudanças e necessidades das crianças, que estão em constante transformação.

Portanto, ao se procurar por cama de criança ou infantil, deve-se levar em conta diversas medidas e cuidados, pois as crianças estão sempre mudando e necessitando que os seus quartos sejam sempre um porto seguro, além de garantir muito divertimento.