Casa para alugar, contrato de aluguel e reajuste de aluguel

Perguntas e respostas sobre locação de casas, contratos e formas de reajustes de aluguel. Diferença de aluguel particular e imobiliária, prazo mínimo de locação, entre outros.

» Página Inicial

A locação imobiliária é uma prática extremamente comum no Brasil e em outros países também. Geralmente as pessoas recorrem a este modelo quando mudam de cidade para fins de trabalho, estudo, quando casam e ainda não tem casa própria e por diversas outras necessidades.

Existem pessoas que constroem casas exclusivamente para a finalidade de locação, enquanto que outros locam as vezes a própria casa em algumas situações.

O contrato de aluguel é um documento que é firmado entre o locador e o locatário para determinar os direitos e deverem de cada um durante a vigência da locação. Ele é feito geralmente por um advogado e tem valor jurídico em caso de necessidade de intervenção da justiça.

Neste contrato, entre outras coisas é necessário que se conste o valor do aluguel, bem como a forma de reajuste deste valor. Veja abaixo algumas perguntas sobre esses assuntos:

Locação de casa

Onde é o melhor lugar para procurar casas para alugar?

Acredito que as imobiliárias sejam o melhor para iniciar suas buscas, isto porque eles têm um acervo maior e com várias opções disponíveis ficará mais fácil localizar o imóvel desejado. Outras opções incluem: Classificados de jornais, placas na frente dos imóveis, cartazes em pontos comerciais, indicação de pessoas, entre outras opções.

Qual a diferença entre aluguel particular e imobiliária?

Alugar uma casa com um particular significa que o contrato e a negociação é feita diretamente com o proprietário, sem a interferência de uma imobiliária. Já os contratos feitos com imobiliária geram custo para o proprietário e geralmente mais burocracia para o locador.

Em aluguel particular é necessário fazer contrato?

Depende do proprietário, mas é recomendável em todos os casos firmar um contrato sim. Na verdade o contrato é um documento que oferece garantia para ambos os lados, além de estabelecer os parâmetros da negociação, responsabilidades e direitos de cada um.

Qual é o prazo mínimo de um contrato de aluguel?

Cada pessoa poderá estabelecer um prazo mínimo que julgar razoável, mas normalmente os contratos de aluguéis de imóveis tem um prazo de 3 anos, com a possibilidade de serem cancelados a partir de 1 ano. Contratos com prazo inferior a este é bem mais difícil de encontrar, principalmente se for feito em mobiliárias.

O que é a quebra de contrato de aluguel e o que acontece se alguém quebrar?

Quebra de contrato de aluguel ocorre quando uma das partes deixa de cumprir as cláusulas estabelecidas no documento. Isto pode acontecer por vários motivos, principalmente quando um proprietário pede o móvel antes do término do mesmo, ou o locador resolve sair antes de 1 ano de contrato.

Para todos os casos são estabelecidos no contrato uma multa que deverá ser pago pela parte que quebrou o contrato. Esta multa geralmente é de três vezes o valor do aluguel.

Qual é o valor de reajuste de contrato de aluguel?

Geralmente as imobiliárias usam o IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado como critério de reajuste do aluguel. Mas outros indicadores podem ser usados a critério do proprietário/imobiliária e com o prévio consentimento do locador.

O reajuste geralmente é anual e deve ser bem observado, principalmente pelo locatário para evitar problemas futuros com pagamentos.

O que deve constar em um contrato de locação?

Deve constar pelo menos o seguinte:

Vale a pena alugar uma casa para morar?

O ideal seria você comprar uma casa para morar e não precisar pagar o aluguel, mas como esta não é a realidade de todas as pessoas, creio que havendo necessidade vale a pena sim. Contudo, todos os esforços devem ser feitos para evitá-lo.


 
Veja também: