Casas pré-fabricadas. Vale a pena? Será a tendência na construção?

Perguntas e respostas sobre casas pré-fabricadas de concreto, madeira e outros materiais. Vale a pena comprar uma casa dessas? Será isto uma tendência na construção civil?

» Página Inicial

O que são casas pré-fabricadas?

Casas pré-fabricadas são construções que em que parte da casa já vem pronto de fábrica e montadas no local da construção. É uma tendência que parece estar ganhando força no Brasil, embora ela já seja bastante popular lá fora. Tradicionalmente as casas construídas aqui são de alvenaria e montadas manualmente o que torna o processo de construção lento e em muitos casos bastante caro.

Casa pré-fabricada

Como é possível uma casa vir pronta ou semi-pronta?

Existem partes de uma casa que pode tranquilamente vir pronta ou semi-pronta de fábrica, como é o caso de vigas, colunas, paredes e até telhado. Isto facilita o processo de construção, tornando mais rápido e mais barato inclusive.

Casas de madeiras são consideradas pré-fabricadas?

Sim, as casas de madeira são um bom exemplo de modelos pré-fabricadas, mas não está restrito apenas a este modelo já que é possível também para casas de alvenaria ou concreto. Um bom exemplo disso são os barracões ou galpões que são construídos em sua maioria com estruturas prontas e montadas no local em tempo recorde inclusive. O conceito pode ser o mesmo para construção de residências.

Quais as vantagens deste tipo de construção?

As principais vantagens estão relacionadas ao tempo de execução da obra que geralmente é bem menor, uma vez que partes da construção já vem pronta e assim elimina aquela etapa bastante morosa da construção.

Outro aspecto importante é que a obra fica mais limpa, pois diminuirá o processamento de materiais de construção no local da obra, como cimento, areia, cal e outros materiais básicos.

Existe ainda o fator econômico onde é possível observar uma redução de custo. Eu particularmente só construí casas de alvenaria e não posso atestar se de fato a redução existe, mas a julgar que o processo é mais rápido e segundo a propaganda, há sim redução de custo.

Vale a pena comprar uma casa pré-fabricada?

Se consideramos os fatores acima e eles se mostrarem verdadeiros, creio que vale a pena sim, afinal todos sabem que o custo de construção de uma casa de alvenaria é alto e boa parte deste custo é de material básico e mão de obra para a execução da mesma. Mas como isto ainda é relativamente novo por aqui, a recomendação é que seja feito uma boa pesquisa antes de optar por casas pré-fabricadas.

Esse tipo de construção é uma tendência?

Parece que sim. Já é possível encontrar inclusive construções de madeira em locais onde elas tradicionalmente não tinham muita presença. A construção de concreto também parece ganhar espaço e levando-se em conta que o Brasil precisa de construir muitas casas para atender a demanda que ainda é grande, creio que esta tendência deva ganhar força.

Onde encontrar empresas que fabricam casas?

Veja os links abaixo de algumas empresas que fazem a pré-fabricação de casas:


 
Veja também: