Churrasqueira a bafo ou de tambor

Perguntas e respostas sobre a churrasqueira a bafo ou de tambor. Ela apresenta algum problema de funcionamento? Uma churrasqueira caseira feita de tambor funciona bem?

» Página Inicial


Que o brasileiro é chegado em um bom churrasco, disso ninguém duvida, mas escolher o modelo certo da churrasqueira é uma etapa importante para ter conforto e sobretudo uma carne bem assada. Há modelos de alvenaria, portáteis, tambor e outras. Neste artigo, farei uma seção de perguntas e respostas sobre a churrasqueira a bafo.

Churrasco

A churrasqueira a bafo é boa?

Eu já tive uma delas e não gostei. Pode ser que o modelo que eu tinha não fosse tão funcional, mas no meu caso quando eu fechava a parte de cima para abafar ele apagava o fogo, pois não tinha circulação de ar interno para permitir o fogo propagar. Desta forma eu usava quase sempre ela aberta como uma churrasqueira comum e assim eu perdia a sua principal característica que era o bafo.

Mas e esses modelos grande que são usados inclusive em locais onde se vende carne assada?

Aparentemente esses modelos são melhores e pelo visto eles não sofrem do problema que relatei acima e acontecia comigo. Creio que o importante seja avaliar na hora da compra essas características, pois todos sabem que sem ar não há fogo e se você abafar totalmente ele apaga. Esta inclusive é uma técnica usada por bombeiros e outros profissionais para apagar fogo.

Uma churrasqueira caseira feita de tambor funciona bem?

Geralmente sim, até porque como ela é fabricada em casa você fazer do jeito que quiser e com isso deixa-la da melhor maneira possível. Um problema que uma churrasqueira de tambor tem é o fato do material usado na fabricação do tambor ser o latão e com isso ele não é muito resistente, mas funciona bem, se for bem feita.

Vale a pena fazer uma churrasqueira de tijolo ou alvenaria?

Creio que sim, pois a churrasqueira de alvenaria é muito mais resistente e durável, ela não tem esse problema da ventilação e muito menos de fumaça que é bem típico desses modelos portáteis. Embora o preço de fabricação dela seja um pouco mais alto do que a compra de um modelo de bafo ou mesmo a fabricação de uma modelo portátil de tambor, por exemplo, mas ainda assim vale a pena pelo aspecto estético, valorização da casa e mesmo na funcionalidade.

Existe ainda a vantagem do aspecto estético da sua casa e mesmo da valorização do imóvel. Atualmente tem se usado muito a chamada churrasqueira gourmet que é rebocada e depois pintada ou mesmo revestida com porcelanato cerâmico. Fica muito bom a vai valorizar seu imóvel.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade