Churrasqueira a carvão ou gás, grill, pré-moldada e concreto

Perguntas e respostas sobre Churrasqueira a carvão ou gás, grill, pré-moldada e concreto. O que significa o termo grill? Qual carvão é melhor para churrasqueira? Entre outras perguntas.

Quem não gosta de fazer um bom churrasco no final de semana ou em uma data comemorativa importante? O brasileiro gosta tanto de churrasco que é difícil ter uma casa que não tenha uma churrasqueira, ainda que da mais simples ou improvisada possível.

Existem diversos tipos de churrasqueira que vão desde as industriais, as construídas de alvenaria e as famosas improvisadas que podem ser feitas de diversos tipos de materiais e de várias formas possível. Vale a criatividade neste hora.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre alguns dos melhores modelos que encontramos por ai.

Churrasqueira a carvão ou gás, qual é melhor?

Os modelos que funcionam com gás são bastante eficientes e mais indicado para quem usa a churrasqueira comercialmente, como acontece com esse pessoal que assa frango ou carne para vender, especialmente nos finais de semana. Neste caso existe uma certa urgência em atender ao cliente e o gás ele é mais constante e pode ser inclusive previsto o tempo para assar.

A churrasqueira a carvão é mais indicada para uso próprio, como fazer um churrasco com os amigos, família, etc. O carvão é mais instável, pois requer o tempo para acender a churrasqueira e também a manutenção das brasas, com isso cada pessoa acaba controlando isso de forma diferente.

Grill churrasqueira

O que significa o termo grill?

Grill é uma palavra em inglês que pode ser um verbo ou um substantivo. Como verbo ele poderia ser traduzido como grelhar ou assar e como substantivo como algo que foi feito na grelha. O termo é sinônimo de broil, bake, roast e stew que são usados como assar ou grelhar.

Uma churrasqueira pré-moldada é melhor que aquelas de alvenaria?

Acredito que não. As churrasqueiras de alvenaria são mais elegantes esteticamente e provavelmente tem melhor funcionalidade. As de concreto pode não combinar com todos os ambientes, mas funciona bem como churrasqueira, que é o que importa de fato.

Churrasqueira de concreto é boa para grill?

Sim. Na verdade o conceito de assar carne é bem simples, pois basta colocar o carvão em um local com alguma limitação e que possa condicionar o calor para a grelha e você consegue assar sua carne tranquilamente. Neste sentido o modelo de concreto irá atender bem, o que acredito não ser tão bom nesses modelos é o aspecto estético e provavelmente um maior aquecimento dela, já que o concreto é um forte condutor de calor.

Qual carvão é melhor para churrasqueira?

O mais indicado é o carvão de eucalipto, quanto a marca, creio não ser possível informar, uma vez que cada região poderá ter fabricantes diferentes. Contudo, como todos devem saber o carvão para pegar fogo precisa estar bem seco e com isso é muito importante observar as condições de armazenamento dele antes da compra e também onde e como você irá guardar em sua casa.

Recentemente ouvi dizer que uma boa alternativa ao carvão são as pedras vulcânicas que as vezes são usadas também em lareiras. Essas pedras tem a vantagem de serem reutilizadas e por isso teria vantagens em relação ao uso do carvão como conhecemos.