Churrasqueira de alvenaria, de tijolo ou tijolinho

Perguntas e respostas sobre Churrasqueira de alvenaria, de tijolo ou tijolinho. Qual o preço de uma churrasqueira tijolo? Vale a pena fazer uma? Ela gasta muito carvão? E a limpeza?

Será que vale a pena fazer uma churrasqueira de alvenaria em casa? Sim, vale a pena mandar fazer este modelo de churrasqueira, pois ela é bastante eficiente para assar carnes, geralmente não tem fumaça no ambiente, sem contar que ela valoriza a casa. Outra grande vantagem dela é o fato de não fazer sujeira e ser esteticamente mais apresentável do que aquelas portáteis ou mesmo os modelos caseiros.

Uma ideia que pode surgir nas pessoas é que a churrasqueira de tijolinho esquenta muito o ambiente. Mas, pelo contrário, não há aquecimento no local, já que o tijolo isola bem o calor e não deixa passar para o ambiente. Contudo, normalmente as pessoas fazem a churrasqueira de tijolo em áreas mais abertas que facilitam a ventilação do ambiente.

Reboco ou tijolo aparente

Churrasqueira gourmet

É possível rebocar a churrasqueira para não ficar com o tijolo a vista e depois pintar?

Sim, esta é uma possibilidade que inclusive está sendo bastante adotado atualmente. Por uma questão de estética, muitas pessoas não gostariam de ter uma churrasqueira de tijolo a vista ou tijolinho, pois poderá não combinar com a casa. Nesses casos é possível rebocar, passar massa corrida e depois pintar com tinta lavável. Existem casos em que as pessoas optam por revestir com revestimento cerâmico que também é uma boa opção.

Veja abaixo uma galeria de fotos de vários modelos de churrasqueiras:

Churrasqueira de alvenaria ou tijolinho pode ser feita em apartamento?

Pode ser feita, mas acredito que isto já deva ser feito na construção do empreendimento, como é comum encontrar hoje nos novos empreendimentos de apartamentos. São as chamadas churrasqueiras gourmet. Depois que o apartamento estiver pronto, creio não ser possível fazer uma churrasqueira de alvenaria.

Qual o tamanho mínimo dela?

Salvo engano, o tamanho mínimo que eles fazem é de 50cm x 50cm, isto considerando a área útil dela. Menor que isso, eu acredito não ser viável a fabricação. Lembre-se, contudo, que quanto menor o tamanho da churrasqueira de alvenaria, menor é a capacidade dela de assar, então em caso de um churrasco com muitas pessoas é possível que ela não consiga atender a contento.

Ela gasta muito carvão?

Depende do tamanho dela. Quanto maior, mais carvão ela irá consumir. Quando se tem uma churrasqueira de tijolo muito grande e deseja assar pouca carne, o que se pode fazer é colocar alguns tijolos nas extremidades dela e assim diminuir a área de carvão. Desta forma você economiza o carvão e atende a sua necessidade da mesma forma.

Para quem tem uma churrasqueira muito grande e quer economizar carvão, uma dica é colocar tijolos adicionais e soltos dentro da base dela para diminuir o espaço de queima. Isto é particularmente útil quando você quer assar pouca carne ou não está com muita pressa para terminar o churrasco.

Assim, como o espaço fica menor, consequentemente a quantidade de carvão também é menor, apesar da eficiência também diminuir, mas ainda assim vale a pena na questão da economia de carvão.

Como é feito a limpeza dela para tirar as cinzas do carvão?

Muito simples e prático. Ao construir a churrasqueira de tijolinho, logo abaixo do local onde se coloca o carvão é feito uma abertura com um recipiente, tipo uma bandeja e esta está ligada com a parte de cima através de uma abertura com uma tampa de concreto. Quando termina o churrasco e as brasas já apagaram, basta remover esta tampa de concreto e as cinzas e restante de carvão caem dentro da bandeja que pode ser removida para a limpeza.

Qual o preço de uma churrasqueira de alvenaria ou tijolo?

Isto irá variar muito de cidade para cidade, de modelo para modelo e mesmo de fornecedor para fornecedor. Eu fiz na minha casa em 2015 e na oportunidade o preço dela pronta ficou em R$ 1.700,00 por um modelo pequeno de 50cm por 50cm.