Climatizador, vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre climatizador. Qual é a diferença entre um climatizador e um ar-condicionado, vantagens e desvantagens de seu uso. Veja as respostas.

» Página Inicial

Para deixar qualquer ambiente a uma temperatura sempre agradável de forma saudável e segura, a melhor forma é ter informação suficiente sobre as alternativas. Uma delas são os climatizadores de ar. Quais serão os prós e contras?

Será que vale a pena ter esse aparelho em casa e se sim, para qual fim: refrigeração ou umidificação?

Umidade do ar

Qual é a diferença entre um climatizador e um ar-condicionado?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes, mas a resposta é simples, está no mecanismo de funcionamento. No climatizador, a temperatura do ambiente é reduzida por meio da evaporação da água, quando o aparelho “suga” o ar do local e a água que está dentro dele evapora. Já o ar-condicionado é um equipamento mais potente, que puxa o ar quente, eliminando-o para fora do ambiente e devolve um ar refrigerado.

Quais são as vantagens dele?

Além de diminuir a temperatura em até 8°C (embora isso varie um pouco de acordo com as condições do ar), o climatizador aumenta a umidade do ambiente, por isso considera-se que ele melhora a qualidade do ar. É indicado para pessoas que sofrem com problemas respiratórios, que normalmente se agravam quando o ar está mais seco.

Outra vantagem é que não há necessidade de fechar o cômodo em que o climatizador está ligado, como acontece no caso de ar condicionado.

Não é prejudicial para a Camada de Ozônio pois não usa gás e pelo fato de seu consumo de energia ser muito inferior ao ar condicionado, chegando a consomir cerca de nove vezes menos energia elétrica.

É compacto e leve (pelo menos a maioria dos modelos), custa bem menos do que um ar-condicionado.

Entre outros.

E quais as desvantagens desse equipamento?

O climatizador de ar não funciona muito bem para ambientes maiores e também não se pode dizer que ele resfrie significativamente o ambiente. O que ele faz é ventilar e umidificar, o que deixa a sensação térmica mais agradável. Em locais onde o calor é realmente muito intenso e o ar já é naturalmente úmido, ele não costuma ser muito indicado.

Outro ponto é que nem todos os climatizadores vêm com a opção de aquecer o local nos dias frios, então, se você quiser essa função, é preciso ficar atento e escolher um modelo específico que conte com ela.

Ele vem com uma bolsinha que pode ser congelada e, pelo menos na teoria, ele iria soprar ar gelado, mas nos testes que fiz o resultado é muito fraco em termos de refrigeração.

Vale a pena ter um em casa?

Eu tive um que agora está no apartamento do meu filho e confesso que não gostei. Acontece que eu queria para resfriar e sinceramente ele é pouco eficiente nesse quesito. Ele consegue melhorar um pouco, mas a diferença dele para um ventilador é muito pequena, aliás, se você tiver um bom ventilador de teto, creio que este seja mais eficiente.

Se for um ambiente bem pequeno e o ar estiver bem seco ai creio que ele seja mais eficiente um pouco. Talvez a função de umidificar seja a mais vantajosa e não a de refrigerar.


 
Veja também: