Como cultivar orquideas, violetas e tulipas em casa

Perguntas e respostas sobre como cultivar orquideas, violetas e tulipas. Como deve ser a irrigação das Violetas? Como deve ser a luminosidade para cultivar as Violetas? As Tulipas se desenvolvem melhor em qual ambiente?

» Página Inicial

Manter um jardim em casa é algo que agrada muitas pessoas, afinal, flores e plantas alegram o ambiente e deixam mais bonito também. A prática da jardinagem é muito indicada também até como uma forma de terapia ou ocupação do tempo.

Desde que haja espaço e condições favoráveis é muito indicado que se faça o cultivo de algum tipo de planta no quintal de sua casa.

Orquídeas, violetas e tulipas são boas indicações para se cultivar. Veja abaixo diversas informações para quem deseja ter em sua casa.

Como deve ser a irrigação das orquídeas?

Orquideas

Mantenha o vaso sempre úmido, jamais encharcado. É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta d’água. Não coloque aqueles pratinhos com água debaixo do vaso, pois as raízes poderão apodrecer e corre o risco de cultivar focos da dengue. Molhe abundantemente duas ou três vezes por semana, deixando a água escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manhã cedo ou no final da tarde, quando a planta não estiver sob o sol e muito importante, molhe somente pela manha ou pela tarde, jamais no meio do dia com o sol forte, isso pode queimar as suas flores.

Como deve ser a luminosidade do ambiente?

Coloque as Orquídeas em um local que, ela possa receber a luz do sol no período da manhã (máximo até as 10:00) e a tarde (após as 16:00).

As Orquídeas precisam de sol para florescer. Elas podem ser fixadas também em troncos de árvores, desde que estas não tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras.

As orquídeas necessitam de lugares arejados?

Sim. Elas precisam de um local bem arejado porém, cuidado com lugares onde tenham rajadas de vento muito fortes que possam derrubar os vasos. Evite deixar elas dentro de casa em um ambiente muito fechado e sem contato com o sol.

Como deve ser a irrigação das violetas?

Violetas

As Violetas são plantas muito sensíveis ao excesso de água por suas raízes serem muito finas. Elas geralmente são vendidas em vasinhos de plástico, mas, o ideal é que assim que chegue em casa, coloque-as em um vaso de barro. Os vasos de barro são ideais para as Violetas pois estes tipos de vaso não retém o líquido e evitam o acúmulo de água. Regue-as 3 vezes por semana durante a manhã.

Como deve ser a luminosidade para cultivar as violetas?

As Violetas são plantas extremamente delicadas e sensíveis, por esse motivo, não devem ficar expostas diretamente a luz do sol. A luz forte do sol pode queimar suas folhas e flores. À noite, procure deixá-las em um local onde a temperatura não seja muito baixa, já durante o dia elas devem ficar em locais mais frescos e arejados.

Como deve ser a irrigação das tulipas?

Tulipas

As Tulipas devem ser regadas todos os dias pela manhã. Elas devem estar sempre em um vaso que escorra a água. Não regue elas durante o dia e principalmente no calor excessivo.

As tulipas se desenvolvem melhor em qual ambiente?

Elas são flores que gostam do frio. Evite deixar elas em um lugar que seja muito quente e que tenha um sol muito forte. Deixe elas pegarem sol pela manhã (máximo até as 8:00) e a tarde (depois das 17:00). A noite coloque elas em um lugar que ventile bastante e que tenha uma temperatura mais baixa.


 
Veja também: