Como desentupir a pia e vaso sanitário ou privada

Perguntas e respostas sobre como desentupir a pia da cozinha e vaso sanitário ou privada. Veja algumas técnicas caseiras que podem ajudar a resolver este incômodo em sua cada.

» Página Inicial

Por que a pia entope?

Existe uma combinação entre restos de alimentos e gordura que juntos podem formar uma pasta que vai se acumulando no cano que liga a pia à rede de esgoto. Isto pode acontecer de forma repentina ou gradualmente até que uma sujeirinha qualquer venha fechar quase toda a passagem da água.

Normalmente o processo é mais lento com o acúmulo de sujeira e gordura que vai criando uma barreira até chegar ao ponto de não passar mais água. Há casos de entupimento repentino, como quando alguma coisa grande foi pelo ralo.

Como evitar o entupimento da pia?

O ideal é usar a tampa da pia com grelha pois assim evitaria que restos de alimentos passagem e vão parar nos canos. Também é correto retirar todos os restos de alimentos dos pratos e panelas e colocar no cesto de lixo, deixando assim as louças livres de objetos que possam causar o entupimento.

Algumas pias mais antigas as vezes estão com o ralo danificado ou até já inexistente, neste caso a probabilidade de entupimento é muito maior, uma vez que objetos maiores podem ser sugados.

Pia da cozinha

Como desentupir a pia?

As soluções para este problema podem ser várias, tudo irá depender de como está. As estratégias abaixo são as mais conhecidas:

Como desentupir o vaso sanitário ou privada?

Aqui a situação é mais complicada, não por ser mais difícil e sim por motivos óbvios de sujeira, até porque a privada nunca irá entupir com xixi apenas né? Pois é, para complicar ainda mais o formato do vaso sanitário dificulta bastante, já que a primeira ideia é sempre tentar inserir um pedaço de mangueira que iria empurrar a sujeira, mas o formato curvo da saída de água do vaso não permite isso.

A melhor técnica caseira para desentupir uma privada é a seguinte:

Pegue uma garrafa pet de dois litros e corte o fundo dela, na verdade o ideal é cortar não só o fundo mas um pouco mais para cima. Aí você tampa ela direitinho e segurando na parte de cima irá pressionar a parte aberta em baixo dento do vaso, mais necessariamente no fundo para que a pressão exercida pela garrafa possa empurrar a sujeira parada.

Sim, não é muito interessante fazer este serviço e pode acontecer de espirrar um pouco, então é melhor tomar os devidos cuidados, mas funciona bem. A ideia é a mesma mostrado acima para desentupir a pia, só que aqui como a abertura do caso é maior, a garrafa pet é a mais indicada.

Por que a privada entope?

Apesar da abertura ser relativamente larga, mas o excesso de sujeira e ainda objetos com papel higiênico pode ajudar a entupir. O ideal é não jogar papel no vaso para evitar que isso ocorra.

Mas há também um problema relacionado à rede de esgoto, pois se for mal projetado, pode ocorrer da queda ou desnível ser pequeno e isto pode acabar criando uma possibilidade maior de entupimento, mas normalmente a maioria dos casos está relacionado com papel higiênico, os próprios dejetos ou outros objetos que são jogados no vaso sanitário.


 
Veja também: