Como desentupir privada ou vaso sanitário com garrafa PET

Veja um exemplo simples e eficiente de desentupir a privada ou o vaso sanitário da sua casa usando apenas uma garrafa pet com o fundo cortada e alguns pequenos movimentos. Método testado e aprovado. Veja como é fácil e rápido.

O sistema hidráulico de uma residência ou construção qualquer é de grande importância e o seu correto funcionamento é vital para o dia a dia das pessoas. Pia de cozinha ou banheiro, caixa de lavar roupa e principalmente o vaso sanitário quando entopem causa transtornos, as vezes custos até altos para certas pessoas, sem contar o risco de sujeira e muito transtorno.

Quando o assunto é a privada entupida a atenção aumenta e a razão é bastante óbvia. Alguns tipos de vasos têm menos chances de entupir, como os que funcionam com o sistema hydra, mas quem usa a caixa acoplada está muito mais susceptível ao problema.

Problema da caixa acoplada

A caixa acoplada é aquela que fica em cima do vaso e armazena a água para a descarga. Pelo fato dela ficar em cima do vaso, quando a descarga é acionada o desnível é muito pequeno do local de armazenamento ou local de uso e com isso a pressão da água é bem baixa. Se a quantidade de dejetos for bastante acentuado, pode ocorrer de a pressão de água não ser suficiente para empurrar tudo para a rede de esgoto, neste caso ocorre o entupimento ou os desejos ficarem parados na saída do vaso.

Com desentupir?

Por incrível que pareça existe um método muito simples para desentupir a privada ou vaso sanitário, sem gastar dinheiro, sem sujeira e de maneira bem simples. Se ocorrer entupimento no vaso sanitário, siga os procedimentos abaixo:

  • 1. Pegue uma garrafa pet, dessas de Coca-Cola ou outro refrigerante qualquer e corte o fundo da garrafa, conforme a imagem abaixo.

    Garrafa PEt

  • 2. Certifique que ela esteja tampada e bem fechada na boca da garrafa;
  • 3. Pegue na parte de cima da garrafa e insira a parte de baixo (cortada) dentro do vaso, conforme a imagem abaixo:

    Desentupir vaso sanitário

  • 4. Faça pequenos movimentos no sentido de empurrar e tirar com a garrafa, similar ao que você faria com um desentupidor de pia.
  • 5. Tome cuidado para não espirrar sujeira, por isso comece devagar e não precisa fazer muitos desses movimentos, geralmente 3 ou 4 já são suficientes.
  • 6. Pare e observe se desentupir, caso contrário repita o procedimento.

Por que funciona?

O funcionamento desta técnica é simples. Quando você inserir a garrafa com o fundo cortado dentro da água, cria-se uma caixa de ar dentro da garrafa. Quando você empurra a garrafa para dentro esse ar vai gerar uma pressão sobre a saída do vaso e alguma coisa vai ter de dar lugar a outra. O efeito de tirar e colocar irá produzir repetidos envio de pressão e como consequência a sujeira tende a ir embora.

Os resultados

Já fiz isso algumas vezes em minha casa e em todas elas o resultado foi muito bom e o vaso voltou a funcionar com poucos movimentos deste tipo. Se ainda assim não resolver talvez a situação seja bem complicada e então talvez seja o caso de chamar uma empresa desentupidora. Mas creio que se for feito da maneira correta, dificilmente não funcionará.