Como economizar água e reaproveitar a chuva

Perguntas e respostas sobre como economizar água na máquina de lavar, reaproveitando a água da chuva e evitando o desperdício em torneiras, descarga, bem como em outros usos.

A água é um recurso finito e embora esteja disponível em grande quantidade, apenas uma pequena quantidade é doce, ou seja, própria para o consumo. Além disso, boa parte desta água doce está concentrada em certas regiões, muitas delas distante da maioria da população.

O Brasil é um país que tem muita água, um dos mais bem abastecidos, mas boa parte deste volume está na região norte do país, no Rio Amazonas e seus afluentes. O problema é que a maioria da população brasileira vive no centro-sul do país, logo a água está longe.

Em 2014/15, o estado de São Paulo e especialmente e Grande São Paulo viveu um período de grande estiagem, o que levou os governos a tomarem medidas de racionamento no fornecimento e incentivar a população a tomar medidas no sentido de economizar.

Foi nesta época, em especial, que a questão do reaproveitamento da água da chuva ganhou mais atenção. Veja então algumas perguntas e respostas sobre este tema.

Por que devemos economizar água?

Existe abundância de água no planeta e a boa notícia é que ela não acaba, ou seja, existe um ciclo onde a água está sempre em movimento, mas ela não é um recurso em extinção. Mas ainda assim devemos economizar, pois na maioria dos locais com grande concentração populacional, a quantidade de água disponível naquele local está cada vez menor, se considerarmos o crescimento da população e a estabilidade na quantidade da água ou até a queda em alguns locais.

Quer dizer que vai faltar água?

Já falta em muitos locais e é possível que esta falta aumente ainda mais. Não por que a água está acabando, como já explicado acima, mas porque a população demanda cada vez mais água e ai a tendência é faltar.

Como economizar água?

Quando a crise hídrica se formou em São Paulo entre 2013 e 2015, houve uma corrida por iniciativas e estratégias que visassem a economia do recurso. O que aprendemos desta época e que pode ser colocado em prática, são algumas das seguintes ideias.

Como economizar água da máquina de lavar?

A máquina de lavar usa muito água, na minha casa a quantidade passa de 500 litros por lavagem. Isto é muita coisa. Eu comprei um tambor de 240 litros e com isso reaproveito pelo menos parte da água que depois é usada para regar plantas, lavar o quintal e outros usos.

Como economizar água reaproveitando a chuva?

Reaproveitamento água chuva

A chuva cai e a água vai embora, mas ela pode ser reaproveitada. Eu coloquei duas caixas de água na minha casa, uma delas ligada apenas com as descargas dos banheiros e torneiras externas. Eu pretendo fazer uma piscina que será alimentada com a água da chuva do telhado e com uma bomba pretendo tirar a água da piscina e encher esta caixa que uso para a descarga. Desta forma, vou reaproveitar a água da chuva que cai no telhado para encher a piscina e usar da piscina para encher a caixa e usar finalmente na descarga e quintal.

Há outros métodos, como conectar os condutores de água do telhado diretamente a uma caixa dágua ou reservatório qualquer. O importante é criar métodos para reter esta água que cai e vai embora.

Só para se ter uma ideia, veja o seguinte cálculo:

Minha casa tem 160 metros de área construída e segundo informações dos sites de previsão do tempo em minha cidade chove aproximadamente 1400 mm por ano. Sabemos que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado, assim, se multiplicar 160 x 1450 chegaremos a 232.000 litros de água.

Para se ter uma ideia o meu consumo mensal é em torno de 15 m/3, ou seja, 15.000 litros mês ou 180.000 litros por ano.

Se eu reaproveitasse toda a água do telhado não precisaria comprar um litro sequer e ainda sobraria bastante.

Que outras formas podem ser aplicadas para economizar água?

Além das estratégias acima citadas é preciso reduzir o uso e pensar sempre em alguma forma de reaproveitamento. Usar vasos sanitários com descarga ecológica, tomar banhos rápidos, não deixar torneiras abertas enquanto escova os dentes ou ensaboa as louças, entre outras ideias.