Como escolher mesas e suporte para notebook?

As mesas podem ser encontradas em vários modelos. Tem como vantagem de poder ser usadas em qualquer lugar e por ser leve e móvel é facilmente transportada. Há também vários modelos de suporte para notebooks.

O uso do notebook é muito comum, seja no ambiente do trabalho, escola ou mesmo no uso doméstico.  De certa forma e até certo ponto ele veio substituir o tradicional PC ou desktop (computador de mesa).

Apesar dele não ser considerado um computador de mesa, na verdade, na maioria dos casos ele usa uma mesa como apoio ou um suporte que pode ser usado em outros ambientes.

Tipos e modelos de mesas e suportes

Abaixo uma relação de modelos de suporte ou mesas para notebook. Cada um visa atender uma necessidade específica.

  • Mesa: As mesas podem ser encontradas em vários modelos. Tem como vantagem de poder ser usadas em qualquer lugar e por ser leve e móvel é facilmente transportada.

    Veja diversos modelos

  • Suporte de madeira: Embora não seja muito comum, mas existem suportes para notebooks que são feitos de madeira. A vantagem dele é que a madeira não esquenta facilmente e portanto pode ser uma boa opção neste sentido.

    Veja aqui exemplos de suporte de madeira.

  • Suporte de parede: Os modelos de parede são aqueles que são fixados nas paredes e podem ser úteis em alguns locais em função do espaço. Há uma variedade de modelos que podem ser vistos aqui.
  • Suporte articulado: É um modelo bastante avançado que pode ser adaptado em vários ambientes, dependendo do modelo e da necessidade.

    Veja imagens do suporte articulado.

  • Almofada: O suporte de almofada é útil para quem quer mais conforto ou para quem preza um pouco mais para a estética. Há uma boa variedade de modelos.

    Aqui alguns exemplos de suporte de almofada.

  • Suporte de braço: É basicamente parecido com os modelos articulados e tem como principal característica o fato de poder se adaptar bem às diversas situações.

    Veja aqui exemplos de suporte de braço.

  • Suporte digitador: Este é útil para quem usa o notebook no colo ou na cama, por exemplo. É um bom modelo para ter o aparelho perto do corpo e assim facilitar a digitação.

    Veja modelos deste suporte.

  • Suporte poltrona: Este á um modelo mais sofisticado e está integrado a um poltrona, podendo esta também ser de vários modelos. É bem interessante para quem preza pelo máximo de conforto.

    Veja aqui imagens do suporte poltrona.

  • Suporte ergonômico: A ergonomia é sempre uma questão importante, especialmente para quem trabalha com computadores. No caso de notebooks, uma boa mesa ou suporte é importante para garantir uma boa ergonomia.

    Veja aqui modelos de suporte ergonômicos.

Abaixo a opinião de usuários

Um dos principais aspectos a serem observados na escolha de uma mesa para notebook é a altura dela, especialmente em relação à sua na cadeira escolhida. É importante que você não fique curvado, pois poderá vir a sofrer com severas dores cervicais. Se a mesa for muito baixa, como normalmente acontece, você pode inserir um suporte para notebook, para que fique com a inclinação e com a altura ergonomicamente corretas.
Deve-se ter cuidado para que a mesa e o suporte comportem o peso do notebook. Quanto à primeira, é preciso levar em consideração outros itens de trabalho que precisam ficar sobre a superfície, a fim de garantir a segurança. O suporte não deve ter alicerces que atrapalhem a digitação no teclado do notebook nem o uso do cursor, sob pena de ocasionar lesões ortopédicas. Além disso, recomendo comprar um suporte que tenha transporte facilitado, para que possa utilizar em outras superfícies.
Bruna , Porto Alegre, RS


Para escolher uma mesa e suporte para usar o notebook é importante analisar quantas horas por dia o computador é usado, o tamanho em polegadas e em qual ambiente é mais utilizado. Existem suportes de vários modelos, como os iLap para notebooks de até 13 polegadas, que são almofadados e facilitam na hora de digitar textos, é ergonômico e trá conforto, há também o Mstand que é feito de aço e pode ser usado sobre uma mesa, já o UpTrade é um suporte simples com borrachas que ajudam para o notebook não deslizar, é leve, e facil de desmontar, o ETable é uma mesinha para ser usada como suporte, é vantajoso pois não obstrui a ventilação, se você um notebook de até 15 polegadas ele é o melhor indicado.
O modelo mStand não pode ser dobrado, e não é facil de levar para outros lugares, o iLap suporta apenas tamanhos pequenoa.
Antonia Ginko Lourenço, Curitba


Atualmente possuo três notebooks em casa, um para o trabalho outro para faculdade e o outro é de propriedade do meu noivo. Nos três fui eu que escolhi os suportes. Quando fui escolher dei preferência para as mesas suportes que são bem mais práticas, do que comprar somente a mesa ou somente o suporte. Uso como mesa somente para uso em casa, nos outros lugares uso como suporte, então essa variedade de uso foi muito importante para minha escolha. Outro ponto também muito importante para se avaliar no suporte é a capacidade dele de permitir que a ventilaçao do notebook não seja bloqueada, para não ocorrer o super aquecimento do aparelho, isso acontecia comigo quando não tinha o suporte, utilizava o notebook nas pernas e ele esquentava muito, na última vez causou até queimadura, felizmente foi superficial.
Com a grande variedade de suportes existentes é importante pesquisar bastante antes de adquirir.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia