Como fazer sabão caseiro, líquido e em barras

Veja duas receitas para fazer sabão caseiro, sendo uma para fazer sabão caseiro líquido e outra em barras. Saiba quais são os ingredientes e o modo de fazer cada um deles.

Uma das técnicas mais úteis para conseguir economizar dinheiro em casa e ainda ajudar o meio ambiente pela reutilização de materiais que, do contrário, são descartados e podem poluir rios e mares, é a técnica de fazer sabão caseiro, que pode ser líquido ou em barras, com o uso do óleo de cozinha!

Isso mesmo! Muitas pessoas não sabem desta ferramenta que ajuda a milhares de pessoas a conseguirem economizar muito dinheiro e ainda dar um novo uso para o óleo que, quando descartado incorretamente, pode poluir enormemente a água: os benefícios de fazer sabão caseiro são muitos.

Um dos fatores que faz com que seja incrivelmente útil a reutilização do óleo de cozinha para fazer sabão caseiro é que ele fica muito potente e pode ser usado tanto para lavar roupas, quanto para lavar a louça, a casa, e basicamente da mesma maneira que o sabão em barra e o líquido comuns!

Veja duas receitas para fazer sabão caseiro

Sabão caseiro

O sabão caseiro é extremamente versátil e pode ser feito tanto em barras quanto na sua forma líquida ao reciclarmos o óleo de cozinha, podendo ser usado para a manutenção da limpeza da casa, a lavagem de roupas e materiais de limpeza como panos e flanelas, e até mesmo remover algumas manchas mais leves de tecidos variados!

Confira agora as maneiras específicas de produzir o este produto nas duas formas para conseguir substituir o uso do sabão comum em diversas áreas da casa, economizando dinheiro e ajudando a natureza!

Como fazer sabão caseiro líquido

Os ingredientes necessários para fazer o sabão líquido reutilizando o óleo de cozinha são os seguintes:

  • Dois litros do óleo de cozinha previamente coado para remover quaisquer impurezas
  • Dois litros de álcool de uso doméstico
  • Dois litros de água fervida ainda quente
  • Dezoito litros de água fria – na temperatura do ambiente
  • Meio quilo de soda cáustica em formato de flocos
  • Cinco mls de essência de sua preferência – pode ser feito sem
Modo de preparo do sabão caseiro líquido

Para fazer esse detergente caseiro será necessário misturar primeiramente a soda cáustica em flocos e o álcool de cozinha em um recipiente grande. Após misturar bem, insira todo o óleo de cozinha e continue mexendo.

Em seguida, deixe a mistura descansando por cerca de trinta minutos, para após adicionar os dois litros de água fervida ainda bem quente, mexendo constantemente até atingir a homogeneidade.

O último passo é, então, adicionar os dezoito litros de água e manter misturando, bem como a essência, para depois guardar o produto final em qualquer recipiente plástico que tiver em casa. Lembre-se de armazenar em local seco e livre de umidade.

Como fazer o produto em barras

Para fazer sabão em barras será necessário:

  • Quatro litros de óleo de cozinha previamente coado
  • Um quilo de soda cáustica em formato de flocos
  • Dois litros de água fervida ainda quente
  • Um litro de álcool de uso doméstico
  • Cinco mls de essência de sua escolha – pode ser feito sem
Modo de preparo do sabão caseiro em barras

Para fazer o produto em barras, adicione primeiramente a água ainda quente após fervura lentamente em um recipiente com a soda cáustica, com cuidado, mexendo sempre com o auxílio de uma colher de madeira para conseguir diluir completamente a soda.

Em seguida, adicione o óleo de cozinha coado e continue misturando para obter a textura desejada, por cerca de meia hora, para incorporar todos os ingredientes. O álcool só será adicionado após esse período, juntamente com a essência, até obter a textura densa que é esperada para a solidificação do sabão.

Depois disso é só deixar em uma forma com o formato escolhido para o sabão caseiro em barras e forrar com um tecido, deixando solidificar em local seco por cerca de um dia. Embale com papel filme para armazenar.