Como fazer uma horta e uma churrasqueira

Perguntas e respostas sobre como fazer uma horta e uma churrasqueira em casa, desde os modelos improvisado até as de alvenaria e gourmet. O que é preciso ter para fazer a horta.

O que é preciso ter para fazer uma horta?

A primeira coisa é ter o terreno, não precisa ser muita coisa, mas é preciso dispor de algum espaço físico com terra para que seja feito. Depois é preciso comprar terra adubada para ser misturada na terra natural. Feito isso é preciso comprar as sementes ou as mudas das hortaliças, verduras e legumes que deseja plantar.

Para alguns casos é necessária uma pequena estrutura de madeira ou estacas, como é o caso do tomate que cresce bastante e precisa de uma estaca para sustentar a planta.

Como fazer uma horta?

Pegue a terra adubada e misture com a terra natural, deixando a terra bem fofa. Usando sementes coloque elas a alguns centímetros na terra e tenha o cuidado de dar um espaço entre uma e outra. No caso de mudas, enterre a parte das raízes apenas e deixe a parte verde para fora, respeitando também certa distância entre uma muda e outra.

É importante deixar os espaços entre as mudas e dividir a hora em setores e em cada um deles plantar um tipo de verdura ou legumes. Para casos como tomate, chuchu e outros é preciso de uma estrutura de madeira para que as ramas possam se sustentar.

Como cuidar de uma horta?

É necessário regar todos os dias, isto quando não estiver chovendo, mas cuidado, algumas espécies não gostam de muita água, mas a maioria sim. Use adubos orgânicos apenas, retire as pragas e quando houver larvas e outras pragas, use produtos foliar para eliminá-los. Você encontra em lojas do ramo.

Como fazer uma churrasqueira?

Churrasqueira gourmet

Além da horta, uma churrasqueira é um item bastante desejado em casa, afinal quem não gosta de um bom churrasco no final de semana. Há várias formas de fazer uma churrasqueira, desde as improvisadas utilizando materiais reciclados, como companha de caminhão ou às gourmets feita de alvenaria e com muito estilo.

Quais os tipos mais comuns de churrasqueiras?

  • Recicláveis. Algumas pessoas usam campanas (que são parte da roda do caminhão) como churrasqueira. Latas de 18 litros, ou mesmo um cercado de tijolos podem ser improvisados.
  • Churrasqueira de bafo. Normalmente feitas de alumínio, tem como característica o fato dela ter tampa e assim permitir que a carne seja assada no bafo.
  • Churrasqueiras móveis. São esses modelos de ferro e lata que podemos comprar em lojas do ramo e tem como vantagem o fato de ser móvel e permitir ser deslocada de um local para outro.
  • Churrasqueira de alvenaria. É o tipo mais comum e o melhor. Para fazer este tipo de churrasqueira, simplesmente cria-se as paredes de tijolos, deixando o meio livre. A parte de baixo é maior para acomodar as grelhas e a parte onde vai o carvão e a parte superior geralmente é menor onde terá a chaminé que deve ultrapassar o telhado e ficar aberta do lado de fora. É preciso ter pedreiro ou ter alguma experiência para fazer a construção deste tipo de churrasqueira.
  • Churrasqueira gourmet. É a mesma de alvenaria descrita anteriormente, com a diferença que ela não fica com os tijolos aparentes, mas é rebocada e revestida ou pintada. Outra característica é que ela não tem o efeito funil e sim é quadrada e uniforme de baixo até o teto. Para fazer este tipo de churrasqueira, além dos requisitos já citados anteriormente é preciso ter um pouco de expertise para fazer o acabamento dela, seja com a aplicação de revestimento cerâmico ou com pintura, já que neste caso exige-se a aplicação de massa acrílica e pintura com tinta especial.