Como funciona a coifa de ilha em cozinha?

Ela renova o ar, eliminando a fumaça, o cheiro forte e a gordura. A instalação é feita no teto, em cozinhas em que o fogão fica longe das paredes. Veja a opinião de quem usa.

Para a maioria das pessoas a hora de cozinhar é um dos momentos mais prazerosos do dia. E, uma boa maneira do ambiente ficar melhor, é deixando o ar da cozinha mais fresco e limpo, com a instalação de uma coifa de ilha.

Ela renova o ar, eliminando a fumaça, o cheiro forte e a gordura. A instalação é feita no teto, em cozinhas em que o fogão fica longe das paredes.

Mas, antes de comprar um, é preciso verificar se a estrutura do teto poderá suportar seu peso.

Tipos de coifa de ilha

Existem dois tipos de coifa, a com exaustor e a com depurador.

Coifa com exaustor: A coifa com função de exaustor retira o ar da cozinha e o carrega para fora por um tubo. A maioria não tem um filtro que possa ajudar no processo, e o ar é liberado por uma chaminé.

Veja modelos de Coifa com exaustor

Coifa com depurador: A coifa com depurador realiza uma sucção do ar na cozinha, filtrando e devolvendo-o para o mesmo ambiente por meio de aberturas laterais. Não precisa da instalação de qualquer tipo de tubulação e possui dimensões mais compactas. Esse modelo é ideal para apartamentos ou cozinhas pequenas.

Veja modelos de Coifa com depurador

Veja o que as pessoas que usam coifa de ilha em cozinha estão dizendo

As cozinhas que dispõem de bloco de cocção, com bocas de queimadores, forno e chapa, instalado afastado das paredes, necessitam de uma coifa do tipo ilha para um eficiente sistema de captação dos vapores gerados pela cocção.
Os blocos de cocção centrais oferecem melhores condições operacionais durante o preparo de alimentos, no entanto é fundamental que seja coberto a uma altura adequada por uma coifa de ilha em cozinha, dimensionada de acordo com as normas técnicas, em função das dimensões desse bloco.
A coifa de ilha em cozinha é tradicionalmente fabricada em aço inoxidável escovado, com espessura #20 ou #18. Sua arquitetura padrão é a tronco piramidal e possui calhas coletoras de gordura em todo o seu perímetro. Para serem eficientes, essas coifas precisam operar com um exaustor acoplado.
Como instalador e mantenedor coifas de ilha em cozinhas, sobre bloco de cocção, indico o emprego desse tipo de coifa em sua cozinha.
Luiz Antonio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ


Coifa de ilha para cozinha, ideal para uma cozinha ambiente mais agradável e livre de fumaças e oleosidade, com a coifa ilha ficou mais prático e eficiente na hora de preparar alimentos como cozido ou frituras.
Coifa ilha ideal para qualquer tipo de fogao e fácil instalação, nos dois modos em exaustor e depurador.
Coifa tampo de vidro e totalmente em inox trazendo para a cozinha charme e elegância.
Fácil instalação e prático na hora de limpar, recomendável somente pano macio úmido e se preferir estiver muita oleosidade usar somente detergente neutro para não danificar as partes da coifa ilha, para retirar a manta que segura todos os tipos de sujeira na parte interna da coifa, destravar a tampa protetora e limpar ou se preferir trocar a manta de absorção.
Vem com dois leds facilitando a visualização e ótimo acabamento na coifa ilha na hora de observar e preparar os alimentos.

Adenilton Farias da Silva , Guarujá


A coifa foi instalada por uma profissional.
Eu tirei todas as medidas da minha ilha antes da compra a coifa, e se encaixou perfeitamente no meu fogão.
Ela tem um bonito acabamento cor e textura brilhante. Parece ser um material durável.
Costumo manter ela limpa com panos unidos sem muitos produtos fortes.
Já testei ela algumas vezes aqui em casa por algumas horas e ela ajudou bastante, ao sugar os vapores da cozinha parte da gordura jogada no ar ela é filtrada deu muita diferença no ambiente.
Evitou que haja depósito de gordura nos demais eletrodomésticos, aumentando assim, a durabilidade dos demais itens da cozinha.

Edilena sorrentino sespede, Sao paulo