Como funciona a energia solar residencial

Perguntas e respostas sobre Energia solar residencial, como funciona. Energia Solar Residencial no Brasil existe? Benefícios da Energia Solar Residencial? Vantagens da Energia Solar para Residências?

» Página Inicial


Energia Solar Residencial no Brasil existe?

Sim, existe e é uma excelente alternativa ao modelo energético atual, beneficiando consumidores e o próprio sistema elétrico, geralmente sobrecarregado. A energia solar residencial no Brasil começou efetivamente a se desenvolver após a regulamentação normativa 482 de 2012 da ANEEL que possibilita fazer a "troca de energia" com a rede elétrica. Este sistema é conhecido como sistema de compensação de créditos de energia.

Benefícios da Energia Solar Residencial?

O maior benefício da energia solar para residências é o fato de você reduzir o valor da conta de energia, podendo pagar apenas o mínimo exigido. Esse benefício e essa redução é proporcional a capacidade instalada de geração e isto será determinado pela quantidade de placas solares que você instalar. A redução na conta poderá ser de até 90%.

Painéis solares

Vantagens da Energia Solar para Residências?

A energia solar valoriza a sua casa. Quem não gostaria de morar em uma casa com energia solar onde você praticamente não paga conta de luz?!

Energia solar residencial acaba com o aumento da conta de luz. Fato, uma vez que você instalar energia solar na sua casa (gerador de energia solar residencial) nunca mais terá de se preocupar com o aumento da tarifa de energia.

Energia Solar Residencial é SUSTENTABILIDADE. Seus vizinhos saberão do seu compromisso com o meio ambiente e para com a sua comunidade local.

Energia solar não faz barulho. Você vai gerar a energia para a sua residência sem ter que ouvir quele barulho clássico dos geradores.

Instalação rápida. Em 1 dia a empresa consegue instalar energia solar na sua casa.

Como funciona a Energia Solar para casas?

O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a Luz do Sol bate nele.

A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar esta agora igual a da rede elétrica.

A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado no quadro de luz.

Painel solar para casa

Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecido pela Distribuidora de energia. (Você nem percebe a diferença!).

Se a sua casa gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia extra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você. (esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo. Ex: um dia de muita chuva).

Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial?

De acordo com o Potal Solar, para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos que você pode encontrar em qualquer loja especializada. Mas na prática, você terá que comprar o sistema fotovoltaico completo. Desista de tentar fazer você mesmo o projeto de energia fotovoltaica residencial pois provavelmente sairá mais caro. Além disso somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

A manutenção do sistema de energia solar residencial é alta?

Não, pelo contrário, muito baixa. Os painéis requerem uma limpeza básica com água a cada 6 meses (isso quando não chover ou for um lugar com muita poluição). Para o inversor solar será necessário substituir algumas peças depois de 5 ou 10 anos. No geral o sistema de energia solar para residências é feito para durar 25 anos com manutenção mínima.

Como funciona a energia solar residencial durante noite ou na chuva?

Não funciona a não ser que você tenha baterias para guardar energia durante o dia. Por isso que os sistemas fotovoltaicos são em 95% dos casos conectados na rede de sua casa. Durante o dia você gera energia elétrica solar além do que você precisa e joga o excedente na rede da distribuidora (Esse excedente vira créditos de energia). Durante a noite você usa a energia da rede da distribuidora e abate o seu consumo dos créditos de energia que você gerou durante o dia.

Com informações de: https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-residencial.html


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade