Como instalar ar condicionado e fazer manutenção?

Com isso, ao comprar um aparelho de ar condicionado, tenha cuidado ao contratar o instalador. Algumas das dicas a seguir podem ser úteis para quem precisa contratar este tipo de serviço

A instalação de ar condicionado é um serviço que deve ser executado por profissionais capacitados para tal, uma vez que uma instalação malfeita por ocasionar problemas de funcionamento do aparelho.

Dentre os principais problemas que podem surgir em função de instalação malfeita, podemos citar:

  • O ar não gela, no máximo resfria o ambiente ou apenas fica ventilando
  • O ar congela, ou seja, gela demais
  • Consumo excessivo de energia
  • Excesso de ruído, barulho do compressor durante o funcionamento
  • Aparelho que não desliga
  • Entre outros

Com isso, ao comprar um aparelho de ar condicionado, tenha cuidado ao contratar o instalador. Em caso de necessidade de manutenção em aparelhos já instalados, as dicas abaixo, são as mesmas. Algumas das dicas a seguir podem ser úteis para quem precisa contratar este tipo de serviço:

  • Muitas lojas que vem ar condicionado, também oferecem o serviço de instalação. Isto é bom em termos de garantia.
  • Opte por empresas ou profissionais conhecidos, que já prestaram o serviço a você ou a outras pessoas que você conhece.
  • Procure contratar uma empresa ao invés de um profissional autônomo, a menos que você o conheça bem ou tenha boas referências dele.

Caso você queira saber como fazer a instalação ou dar manutenção de ar condicionado, recomendo visitar esta seção no Youtube.

Veja a opinião de outras pessoas com as vantagens e desvantagens de como instalar ar condicionado e manutenção

Devido à crescente elevação da temperatura global, empresas e residências estão instalando mais equipamentos de ar condicionado, de todos os tipos. Diante disso, aumenta-se a demanda por prestadores de serviços de instalação e manutenção desses equipamentos.
Um equipamento de ar condicionado bem instalado e bem mantido, funciona melhor, economiza energia e tem maior vida útil. Um técnico treinado em como instalar ar condicionado e manutenção é recomendável para fazer essa manutenção e instalação.
Eu contrato prestadores de serviços para instalar ar condicionado e fazer manutenção e venho observando que o profissional que se preparou em como instalar ar condicionado e manutenção é bem melhor capacitado do que que aquele que é apenas um prático; seu trabalho se realiza com maior rapidez e qualidade, no que se refere à parte de refrigeração. Não obstante também tenho observado que essa preparação é deficiente na parte de elétrica, o que poderia ser aprimorado.
Luiz Antonio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ


Para estalar o ar condicionado primeiramente você deve achar qual local do ambiente a ser instalado, Qual será a potência do seu aparelho, A potência de um ar condicionado é medida por BTU, recomendo que procure um profissional. A manutenção deve ser feita visando prolongar sua vida útil, trazendo bem-estar aos usuários.
A instalação do ar condicionado, se não for um profissional na hora de estalar e perigoso danificar o mesmo, porque tem muitos tubos e fios. A falta de manutenção provocada pela existência de sujeira acumulada e ácaros que são aqueles insetos minúsculos responsáveis pelos casos de alergia em nós seres humanos.
Andrey Cardoso , Bocaiuva do Sul PR


Primeiramente analise o local em que será instalado. O homem que veio instalar aqui em casa me recomendou muitas coisas. O ar condicionado não pode ser colocado em locais quentes, não interferir nas redes elétricas e as saídas de ar precisam estar livres para ter o livre movimento. Ele explicou que quanto mais usar, mais manutenções terão que ser feitas... Limpar o filtro de poeira é o único que tem de ser feito semanalmente. Limpar a mangueira de drenagem, inspecionar as bobinas externas, entre outros são feitos geralmente de seis em seis meses. Cuido do meu ar condicionado muito bem.

Giulia Farias Bandar, Alvorada