Como instalar um varal de teto em casa ou apartamento

Entenda o passo a passo para instalar um varal de teto para secar roupas em sua casa ou apartamento. Veja o que você precisa para a instalação e quais os procedimentos necessários.

» Página Inicial


Você quer melhorar o espaço da sua casa e não sabe o que fazer com a sua área de serviço? Instalar um varal de teto tanto em casa como apartamento pode ser a solução que você procura para economizar espaço e criar praticidade.

E o melhor de tudo, você mesmo pode fazer esse procedimento! Quer saber como? Confira nosso passo a passo logo abaixo e tenha um ambiente muito mais organizado e confortável para quando precisar de espaço.

O varal de teto é adequado para os pequenos espaços, e além de ser prático, ele também é muito resistente, já que é geralmente feito de alumínio ou de aço e consegue aguentar o peso de roupas pesadas, como jeans molhado ou jaquetas.

Varal de teto

A instalação a princípio pode parecer um pouco complicado, mas na verdade é um tipo de serviço que você mesmo pode executar na sua casa, sem precisar gastar com nada e em pouco tempo, basta seguir corretamente as instruções.

Passo a passo para instalar um varal de teto

Você vai precisar de:

Muito provável que os itens do começo da lista vão vir juntos com o kit do varal de teto que você adquirir, e os outros serão ferramentas básicas que a maioria das pessoas tem em casa.

Para começar

Inspecione o local da instalação e tenha certeza de que ele está posicionado no canto e não esteja próximo a portas ou pontos com luz e não apresenta nenhuma canalização ou cabos de energia por trás.

Preparar o varal: Coloque as 4 abraçadeiras nas hastes de fora do varal, aproximadamente uns 5 cm do canto. Caso o seu varal tenha uma pré furação ou não contenha uma abraçadeira, passe para o próximo passo.

Marcar o teto: Depois transfira esses pontos para a fixação do tempo, respeitando as distancias entre elas e mantendo um espaço de 20 cm entre a parede e a borda do varal.

Marcar a parede: Ache o ponto central lateral que seja menor que o varal e o transfira para a parede que está em paralelo, uns 10 cm do teto. Depois marque 5 cm a direita e a esquerda desse ponto para colocar as polias duplas. Para colocar o gancho, marque para baixo do ponto de referência, mais ou menos 1,5m do chão.

Fure: Fure os locais marcados (3 na parede e 4 no teto), exceto pelo ponto do centro da parede que apenas serviu como referência.

Coloque as buchas: Coloque as buchas dentro dos furos e junto do martelo bate de forma leva para que fiquem bem fixas nos buracos.

Fixe os ganchos e as polias: Fixe as 4 polias simples de teto e as 2 polias duplas nos furos que estão mais alto na parede e depois o ganho no furto mais baixo.

Instalar a corda: Serre duas metades da corda, e depois queime as pontas para que não se soltem. Prenda a primeira parte em uma abraçadeira, polia de teto, polia de parede e ganho. Faça a mesma coisa com a segunda parte e depois faça nos para fixação.

Regular o varal: Agora prenda as cordas e mexa até que estejam reguladas no teto, e vá puxando até criar um espaço de mais ou menos 10 cm do teto e faça uma atura no gancho.

Perguntas e respostas

Que tipo de varal posso comprar?

Para você instalar um varal de teto é necessário comprar um item que agrade suas necessidades pessoais e que não ultrapasse o espaço que sua casa oferece para isso.

Onde ele deve ser instalado?

Esse tipo de varal é instalado onde houver espaço, mas geralmente na área de lavanderia, especialmente se for um apartamento. No caso de casas, onde há mais espaços disponíveis, ele pode ser colocado em uma varanda, área de churrasqueira, além é claro, da lavanderia.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade