Como limpar sofá de camurça, couro e tecido suede

Veja as nossas dicas para fazer uma boa limpeza de estofado com materiais como o couro, a camurça e o tecido suede. Veja os cuidados e os produtos que se pode usar em cada um.

» Página Inicial


O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa, já que ele é o centro de alguns ambientes, traz aconchego, conforto e vai te acompanhar por muitos anos, e por isso limpar sofá é extremamente importante e tem seus cuidados especiais.

Principalmente os sofás de camurça, couro e suede são itens que simbolizam certa sofisticação e charme para seus donos, e podem fazer total diferença dentro de um cômodo.

Porém existem um problema grande com eles, por terem muitas fibras podem acumular mais sujeiras e no caso de manchas, tudo fica mais aparente e difícil de sair.

Mas calma, não é difícil limpar sofá desse tipo, tudo que você precisa são as dicas certas para conseguir fazer com que a peça fique em perfeito estado novamente.

Sofá de suede

Aprenda a limpar sofá estofado

Para limpar sofás estofados você precisa fazer o procedimento uma vez por ano, isso dependendo do uso e do estado. Não precisa esperar até ficar extremamente sujo, já que isso pode danificar o tecido.

Caso seu sofá tenha uma capa desse tecido que seja solta, você pode retirar e lavar na máquina, mas é sempre bom seguir as instruções do fabricante. Caso estejam muito sujas, é sempre indicado pedir ajuda de uma empresa especializada.

Como limpar sofá?

Se você optar por limpar em casa, retire os assentos e as almofadas antes, passe um aspirador de pó com algum bocal que tenha cerdas mais macias e concentre-se nos pontos onde a sujeira pode estar acumulada.

Uma solução de vinagre com água pode ser sua melhor amiga nessa hora, já que ela tira o mau cheiro e desinfeta as áreas mais afetadas. Apenas passe espere secar e coloque as partes novamente.

Para limpar couro

Com o couro você precisa usar uma esponja do tipo não abrasiva com algum sabão neutro ou de coco líquido, e em seguida enxaguar um pano seco.

Para limpar camurça

Para camurça seque de forma imediata qualquer líquido ou conteúdo que cair sobre ele.

Já para limpeza use somente uma solução de detergente líquido incolor e água, ou algum produto que seja específico. Não deixe nada muito molhado, apenas umedeça o pano para tirar o grosso.

Para limpar suede

Use uma mistura de detergente neutro, água e um limpador de suede se você puder. Esse produto específico ajuda a tirar toda a sujeira e é encontrado com facilidade em supermercado.

Primeiro raspe as áreas sujas com uma colher e depois com um pano macio aplique a solução nas manchas e áreas sujas. Depois com um pano úmido esfregue de forma gentil e seque com outro pano macio.

Perguntas e respostas

O que não posso usar para fazer a limpeza do estofado?

Nunca use produtos que contem sabão em pó, cloro ou outro tipo de produto de limpeza. Essas substancias manchas esses tecidos que são muito mais delicados, por isso sempre prefira os produtos neutros ou específicos.

Como fazer para o meu sofá não sujar tanto?

Uma dica muito boa para quem tem criança em casa, cachorro ou outro animal e deseja manter o sofá limpo por mais tempo, é a impermeabilização do tecido. Isso fará com que você não precise tanto e mantenha as manchas e sujeiras mais afastadas.

Posso usar álcool?

Assim como o vinagre, o álcool é um outro excelente produto para fazer limpeza, já que ele na versão liquida pode retirar manchas, além de evaporar de forma rápida e evitar qualquer resíduo.

Para limpar sofá com álcool aplique o produto com um pano macio em movimentos bem suaves na vertical.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade