Construcard. Prazo, carência, taxa de juros e outros

Perguntas e respostas sobre o Construcard. Ele é um cartão de crédito ou débito? Prazo máximo de pagamento, carência, taxa de juros e outras informações sobre o cartão.

Dizem que quando você vai construir ou reformar, você sempre gasta mais que o previsto e acredito que exista muita verdade nesta expressão. Eu já construí duas casas e fez reformas, logo conheço bem isso.

Então é comum buscarmos fontes alternativas para financiar os custos adicionais ou mesmo para ajudar no orçamento previsto. Uma das opções que se pode usar é o cartão Construcard da Caixa que apesar de ter uma taxa de juros que eu considero muito alta, acaba sendo uma opção prática, rápida e com bastante comodidade para ser usada.

Veja abaixo algumas das principais informações sobre o cartão, pois eu mesmo já fiz o uso dele e conheço o seu funcionamento. Vamos lá:

O que é o Construcard?

É um cartão da Caixa destinado a pessoas que precisam comprar materiais de construção financiado. Com o cartão a pessoa realiza a compra dos materiais que necessita e em qualquer loja que seja conveniada da Caixa e paga em até 96 meses. A quantidade de meses porém é determinado pela Caixa no momento em que eles fizer a análise de crédito.

Cartão Construcard

Quem pode fazer o cartão?

Qualquer pessoa, desde que seja submeta ao processo de aprovação da Caixa. Não é necessário ser cliente do banco, mas se a pessoa já for cliente e tiver bom relacionamento, poderá conseguir taxas de juros mais baixas.

O processo de avaliação e aprovação é bem rápido. Geralmente é feito em um único dia, diferente do processo de financiamento habitacional que pode levar meses.

O Construcard é um cartão de crédito?

Não. Ele é mais parecido com um cartão de débito. Funciona assim: Você faz o pedido do cartão e eles irão aprovar um determinado valor que é creditado ao seu cartão. Aí você vai usando e na medida em que usa ele vai debitando daquele saldo inicial. Quando terminar o saldo, você não poderá usar mais e ai começa a pagar as prestações.

Qual o prazo máximo para pagamento?

96 meses é o prazo máximo, mas dependendo da análise que o banco faz, eles podem determinar um prazo menor, portanto ele é variável. Quando fiz o cartão, o máximo que consegui foi 66 meses, apesar de que quitei antes.

Existe carência para começar a pagar as prestações?

Sim. Existe o chamado período de utilização que pode ser dois meses ou seis meses. Desta forma, se você optar por seis meses, terá este período para fazer suas compras e só depois deste período é que começará a fazer o pagamento das prestações.

Qual a taxa de juros do Construcard?

Alta, mas pode não ser a mesma para todas as pessoas. A taxa de juros é determinada pelo banco de acordo com o perfil do cliente e em muitos casos eles aplicam uma taxa maior do que a anunciada no Construcard, que, salvo engano, é 1,45 a.m. Quando fiz o Construcard, tive de pagar 1,85 a.m.

Existem muitas lojas que aceitam o Construcard?

Muitas. Praticamente a maioria do ramo da construção aceita o cartão como forma de pagamento e você não precisa nem ter o cartão em mãos, basta ter o número do contrato para fazer as compras. Para diz a verdade eu nunca cheguei a receber o cartão, comprei tudo apenas com o número do contrato.

Posso pagar o pedreiro e outros serviços de construção com ele?

Não. Para receber com o Construcard é necessário ser uma empresa e ter convênio com Caixa. Geralmente os prestadores de serviços da construção civil não se enquadram nesta categoria. Então ele deve ser visto mesmo é como opção de compra de materiais nas lojas credenciadas.

Vale a pena usar o Construcard?

Então. Não é a melhor coisa, mas não havendo alternativas, creio que ele poderá ser considerado. Mas fique atento a taxa de juros que pode ser alta e tornar o financiamento muito caro.

Se você precisar de muito dinheiro é melhor optar pelo financiamento da construção como um todo. Existe uma linha de crédito para isso e neste caso eles financiam tudo, desde o material, mão de obra, etc.