Designer de interiores, moveis e decoração. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre designer de interiores e o seu papel na definição de moveis e decoração de uma casa ou apartamento. Veja a seção de perguntas e respostas.

O que é design de interiores?

Pode ser definido com técnica ou arte de planejar e combinar os ambientes de uma casa, apartamento, loja ou outro espaço, estabelecendo relações estética e funcionais no ambiente e levando em conta os custos envolvidos, necessidade e sobretudo o bom gosto.

Ele pode ser definido como os processos de escolha dos móveis, iluminação, decoração, pintura, objetos e acessórios que irão compor os ambientes, entre outros.

Em tempos de casas e principalmente apartamentos cada vez menores, o papel do design de interiores tornou-se mais importante ainda, devido a necessidade de aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis, bem como usar móveis adequados ao espaço, sem conta com iluminação, decoração e outros.

Veja abaixo um exemplo de uma cozinha com um bom trabalho de design e decoração:

Cozinha decorada

Que tipo de profissional faz este trabalho?

O design de interiores está dentro da arquitetura e portanto é o arquiteto o profissional capacitado para melhor desempenhar este papel. Existe também isoladamente o designer de interiores que é uma formação específica na área, enquanto que a arquitetura é mais ampla e vai além.

Existem cursos específicos para esta área?

Sim. Em primeiro lugar vale ressaltar o curso superior de arquitetura e urbanismo que é um curso de graduação no nível de bacharelado. Existe também outros cursos superiores mais específicos que pode ser: Artes Visuais – Design de Interiores (bacharelado), Decoração e Design, também como bacharelado e ainda o curso técnico de design de interiores voltado para quem deseja iniciar na profissão e obter uma formação técnica.

Como ele poderá ajudar na decoração e na escolha de móveis para uma casa?

Muito. Construí minha casa recentemente e um profissional de design nos ajudou a planejar os móveis modulados que compramos. Isto foi muito útil pois nos permitiu enxergar como ficaria os armários de cozinha e quartos antes de fazermos a opção pela compra. Ajuda no aproveitamento dos espaços, cores, material, custo e claro no aspecto visual do ambiente. Foi muito proveitoso para o nosso caso.

Ele trabalha apenas com a ideia de móveis planejados?

Não. Ele pode trabalhar tanto com móveis planejados, modulados ou mesmo móveis prontos. Aliás, a escolha do tipo de móvel já está implícita no trabalho deles. Existem casos e ambientes que pedem tipos específicos de mobília e neste aspecto qualquer tipo de mobília pode ser trabalhado.

É possível encontrar na internet boas ideias de design e decoração para uma casa ou apartamento?

Sim, é possível, mas isto apenas para espaços isolados como um banheiro, quarto, escritório ou outro ambiente. Pensar em uma casa ou apartamento como um todo já é mais difícil pois envolve a questão do espaço, iluminação, custo e outros. Segue abaixo algumas ideias que podem ser úteis:

Quanto custa o trabalho de um designer de interiores? Geralmente o trabalho do designer de interiores é por projeto e pelo número de ambientes que ele vai precisar planejar. Após o trabalho do designer, o cliente ainda tem o investimento para realizar a mudança necessária.

Em quais ambientes o designer de interiores pode trabalhar?

O designer de interiores pode planejar e reformar diversos espaços, desde casas, escritórios, consultórios, shoppings, aeroportos, terminais, restaurantes, universidades, hospitais, creches, etc.

Quando você estiver andando pelo shopping, atente para as lojas no sentido de como ela é planejada, decorada, disposição do mobiliário, entre outros. O designer de interiores realiza ótimos trabalhos nesses ambientes.

Também é grande a requisição dele para projetos residenciais, pois agrega muito valor ao ambiente quando o mesmo é decorado e planejado por este profissional.