Dicas de cozinha: organização e limpeza do ambiente

Veja nossas dicas para ajudar você a manter sua cozinha limpa e organizada para a realização das tarefas do dia a dia, proporcionando mais agilidade e deixando o ambiente mais agradável.

Manter a cozinha limpa e organizada, principalmente para quem realiza o preparo das refeições diariamente em casa, pode ser uma tarefa um tanto difícil. Por isso, confira neste artigo algumas dicas de cozinha para fazer com que toda ela possa estar sempre brilhante e arrumada!

Muitas das vezes, são alguns pequenos passos para a realização das dicas de cozinha diariamente que fazem com que ela possa se manter sempre em seu melhor estado! Evitando acumular sujeira e deixar os produtos desorganizados, você poupa muito tempo que seria gasto em uma super faxina semanal.

Entender quais são as necessidades na hora de manter o ambiente organizado também é essencial: quanto mais desorganização, mas você irá postergar para conseguir colocar tudo em ordem, por isso, mãos à obra!

Confira algumas dicas de cozinha para conseguir otimizar o cotidiano!

Cozinha organizada

Mantenha panelas em prateleiras e armários baixos

Esta é uma dica de cozinha que preza tanto pela melhor utilização e alcance prático das panelas na hora de preparar as refeições, como para prevenir que, ao serem armazenadas em locais altos, possa ocorrer qualquer acidente que fará com que as panelas caiam, podendo machucar quem as está buscando.

Armazene os alimentos com data de validade mais próxima sempre na frente

Esta é uma das dicas que faz a maior diferença na hora de manter as coisas organizadas e melhorar o funcionamento tanto de seu orçamento, pois ajudará a evitar o desperdício, quanto para a própria utilização dos alimentos.

Sempre que comprar mais de um produto igual ou esquecer-se de que já o tinha em casa, por exemplo, busque todas as vezes manter o produto que está com a data de validade mais próxima à frente dos outros. Isso fará com que você se lembre de utilizá-lo antes.

Nomeie os potes de temperos

Muitas pessoas possuem uma enorme quantidade de produtos para temperar e dar aquele sabor gostoso da comida caseira feita na hora, mas acabam por não usar por armazenar em potes que não tem identificação, fazendo com que eles possam até mesmo passar da validade.

Ao comprar orégano, pimenta, colorau e vários outros temperos, experimente armazená-los em potes que tem um espaço para identificação: isto fará com que você passe a utilizá-los com muito mais frequência, além de manter a cozinha organizada sempre.

Separe os utensílios por uso

Existem utensílios domésticos que são usados diariamente e existem aqueles que são usados com menos frequência. Então, se colocar os que são mais usados juntos, evitará de ficar procurando em todos os lugares aquilo que precisa.

Idealmente eles devem ficar próximos do fogão ou da pia para facilitar o acesso a eles.

Mantenha a bancada vazia

Se você tem uma bancada na cozinha, daquelas que servem como extensão da pia, o ideal é evitar acúmulo de coisas nela. Eu sei que é uma tentação, pegar algo, colocar na bancada e deixar lá, afinal, é tanto espaço.

Mas a bancada deve ser usada provisoriamente para deixar as coisas e tão logo termine a tarefa que você estava fazendo, evite deixar coisas jogadas nela.

Dicas para a limpeza do ambiente

Cozinha limpa

O vinagre e o bicarbonato podem ser seus melhores amigos!

Ao fazer a mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio, é possível conseguir remover diversos tipos de sujeiras e manchas da cozinha. Faça em uma medida de duas partes de vinagre para uma parte de bicarbonato de sódio, experimente deixar nas partes de inox e metal embebidas num pano úmido com esta mistura de um dia para o outro: você irá se surpreender!

Não utilize utensílios de madeira além das colheres

A madeira é uma substância porosa, cheia de ranhuras, o que faz com que o acúmulo de germes e bactérias possa ser muito maior, em um ambiente propício para que os mesmos se proliferem. Por isso, evite utilizar produtos como a tábua de carne de madeira, optando sempre por materiais como o plástico e o vidro.

Limpe as áreas que acumulam mais sujeira diariamente

Manter a pia sempre limpa e os arredores do fogão ao utilizar estes locais diariamente faz com que você possa poupar muito mais tempo na hora de conseguir manter a cozinha sempre limpa. Esta é uma das melhores dicas de cozinha para que a sua experiência seja sempre prazerosa e tranquila ao cozinhar – e limpar!

Seque as louças antes de guardar

Eu não sei se existem pessoas que temo hábito ou o desleixo de guardar louças molhadas, mas se este é o seu caso, elimine este hábito. Além de ser anti-higiênico é também propício a acumular sujeira ou até bactérias.

Bucha limpa e panos secos

A bucha de pia após ser usada deve ser lavada e retirada dela toda a gordura, bem como o detergente. Deixar a bucha suja gera um odor muito forte e é falta de higiene. Assim acontece também com aqueles famoso panos de pia, como os perfex da vida. Após o uso devem ser lavados e secos para evitar mofo, bactérias e odor desagradável na cozinha.