Estender roupa do jeito certo. Dicas de secagem!

Será que estender roupas no varal é uma tarefa muito complexa? Não é, mas algumas dicas podem ajudar a obter um melhor resultado e evitar alguns problemas com as peças de roupa.

Estender roupa parece uma tarefa simples, mas as dicas certas podem ajudar os seus itens a durar mais, além de ser um bom exercício diário. Os suprimentos que você precisa são mínimos e, o melhor de tudo, o ar e o calor são gratuitos!

Se estiver usando um varal, seja interior ou exterior, as dicas abaixo podem ajudá-lo a manter sua roupa no melhor estado possível e diminuir as rugas e amassados em seus itens, otimizando todo o processo de lavagem.

Para reduzir as rugas e diminuir o tempo de passagem, bata os itens antes de esticar, puxe os cantos e procure evitar o uso de prendedores que apertem muito as roupas e as deixem marcadas.

Dicas de secagem para estender roupa do jeito certo!

Varal de roupas

A maior maneira de otimizar o processo na hora de estender roupa é manuseá-las corretamente antes de coloca-las no varal. Se eles estiverem abarrotadas e secarem muito antes de serem estendidas, o processo se tornará mais difícil.

  • Se você não gosta de como as toalhas, lençóis e os jeans rígidos ficam ao serem secos no varal, estica-los brevemente (de 5 a 10 minutos) antes de pendurá-los pode fazer toda a diferença na hora de estender roupa.
  • Para usar o sol a seu favor, coloque o seu varal em uma área que não possua sombra. Isso pode inclusive ajuda-lo na hora de branquear mais itens claros.
  • Pendure as peças brancas que precisam de mais branqueamento nos varais de fora de seu conjunto de varais. As roupas coloridas podem ser penduradas nos varais de dentro.
  • Para evitar que a coloração de uma roupa pegue na outra, separe um varal somente para roupas coloridas e outro para as peças brancas, de forma que não se toquem.
  • Prefira um varal revestido na hora de estender roupa, para que ele não enferruje. Além disso, um varal revestido é muito mais durável e não afunda com o peso das peças. Limpe-os mensalmente para remover poeira, seivas das árvore e fezes de aves.
  • Escolha prendedores que não enferrujem ou descolem. Remova-os das linhas após cada uso para torná-los mais duráveis e para mantê-los limpos.
  • Para uma secagem mais rápida, pendure as roupas separadamente, deixando espaço entre elas e usando tantos prendedores quanto necessários para evitar a flacidez dos tecidos.
  • Para evitar muitas rugas, uma dica é bater as roupas antes de pendurá-las. Desta forma pegue-as pelas pontas e bata no ar com a intenção de estica-las e assim evitar que elas fiquem muito enrugadas depois de secas.

Perguntas e respostas

Como pendurar calças em um varal?

Combine as juntas das pernas internas e fixe-as no varal pela cintura. Se você tiver bastante espaço, você pode colocar uma perna afastada da outra para acelerar o tempo de secagem, mas deixe-a o mais esticada possível.

Como pendurar camisas em um varal?

Coloque as camisas perduradas pela bainha inferior e nas costuras laterais. Você pode também pendurá-las em cabides de madeira. Qualquer um dos métodos evita que os ombros se estiquem ou se enruguem.

Como pendurar meias em um varal?

Coloque as meias juntas em pares – uma peça do lado da outra – e use prendedores, pois as meias são itens leves que podem cair do varal. Prenda-as preferencialmente pelo calcanhar.

Como pendurar roupa de cama em um varal?

Dobre o lençol ou o cobertor pela metade e prenda os cantos das extremidades abertas no varal. Isso impedirá que um vinco seja formado no meio da peça. Estique os itens o máximo de puder no varal para facilitar na hora de passar.

Como pendurar toalhas em um varal?

Prenda as toalhas pelos cantos para uma secagem mais rápida. Os itens lisos e leves como toalhas de rosto podem ser pendurados em pares para ganhar mais espaço no varal.

Conhecendo as dicas certas para estender roupa, você facilita ou até mesmo elimina a necessidade de passar os itens, fazendo também com que sequem mais rapidamente e com menos amassados!