Exaustor de cozinha ou para fogão a gás e elétrico

Seu exaustor deve sempre ser tão largo quanto, e de preferência maior que, o seu cooktop para extrair tudo corretamente. O seu exaustor fica na altura certa, mas não é extraído da maneira ideal?

O exaustor, é um dispositivo que contém um ventilador mecânico pendurado acima do fogão ou da placa de cozinha da cozinha. Ele remove graxa no ar, produtos de combustão, fumaça, fumaça, calor e vapor do ar pela evacuação do ar e da filtragem. Na maioria dos exaustores, um sistema de filtragem remove a graxa (o coletor de graxa) e outras partículas. Embora muitos exaustores de exaustão drenem o ar para o exterior, alguns recirculam o ar para a cozinha. Em um sistema de recirculação, os filtros podem ser usados para remover odores, além da graxa.

Qual é a distância certa entre um exaustor e um fogão?

  • Cooktop a gás: A distância mínima entre o fogão e a coifa deve ser de 65 centímetros. A razão para isto é que as chamas estão presentes com uma placa de fogão a gás.
  • Cooktop elétrico: Se você cozinhar em uma placa de cerâmica ou de indução, não precisará lidar com chamas, e a distância mínima será menor. Geralmente, são 55 centímetros, mas consulte o manual do exaustor para ter certeza.
No que mais devo prestar atenção?

Seu exaustor deve sempre ser tão largo quanto, e de preferência maior que, o seu cooktop para extrair tudo corretamente. O seu exaustor fica na altura certa, mas não é extraído da maneira ideal? Isso pode estar relacionado, entre outras coisas, à capacidade de extração. Se estiver muito baixo, nunca extrairá todos os gases da cozinha.

Veja a opinião de outras pessoas com as vantagens e desvantagens de exaustor de cozinha ou para fogão

Hoje em dia é essencial ter um exaustor na cozinha, falando principalmente do exaustor de fogão na quelas horas que você esta fazendo frituras a pessoa repara perfeitamente o quanto de ruim é a quela fumaça com gorduras no ambiente. O exaustor faz muito bem o seu papel evitando que a parede e o teto e os produtos envolta do fogão fique gorduroso, quando queimamos alimentos evita também que a casa fique fedendo muito bom para ajudar a amenizar os estragos das gorduras na cozinha.
Os botoes de desligar e ligar com o tempo ficam horríveis, a troca do filtro la também e muito desconfortável.
Alexandre de araujo, Recife PE


Coifa exaustor ideal para todo tipo de cozinha e churrasqieiras, coifa no modo de exaustor impedindo que gases ou fumaças permaneçam no ambiente expelindo o ar para fora da cozinha e não polui o meio ambiente.
Coifa exaustor, super eficiente e praticidade no dia a dia no fogão nos preparos dos alimentos.
Coifa totalmente em inox não estraga ou enferruja e fácil instalação e boa qualidade, produto super resistente e ótimo acabamento em tampo de vidro e 2 luminárias Leds para facilitar na luminosidade da cozinha e nos preparos dos alimentos.
Botões reguladores de potência e liga e desliga exaustor, botão de liga e desliga luminárias de Leds, nas voltagens em 110 e 220 vts.
Praticidade na hora da limpeza, recomendável usar somente um pano macio e úmido em água com detergente neutro para não danificar as partes internas e externas do exaustor coifa.
Super resistente e muito potente, recomendo e indico, excelente produto.

Adenilton Farias da Silva , Guarujá


O exaustor foi instalado por um profissional aqui em casa.
Costumo fazer muitas refeições em casa.
Achei que funcionou muito bem, sua potência é muito boa, quando ligado ele mantém uma boa circulação de ar na cozinha, e evita os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, espalhem-se para os demais ambientes da casa.
Maravilhoso ajudou muito.
Costumo manter uma limpeza diária sempre, para conservar pois eu adorei, não fico mais sem.

Edilena sorrentino sespede, Sao paulo


As cozinhas hoje ocupam um espaço menor nas casas e estão mais abertas o que permite as pessoas interagirem mesmo estando em cômodos diferentes. Desta forma as coifas, como são chamados os exaustores de cozinha e fogão, hoje são imprescindíveis, para evitar que o cheiro dos alimentos e gorduras se espalhem por toda a casa. E no caso das frituras o óleo não irá parar em cima dos armários e nas paredes.
O valor dos exaustores ainda é alto pra maioria das donas de casa. O formato e potência é o que vai variar estes valores, quanto menor e mais discreto mais caro. Tem ainda os que ocupam muito espaço, na parte superior do fogão e que destoa a decoração.
Kètyla Brasil Lopes, Chapecó/Santa Catarina


Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega