Ferro de passar roupas a vapor: Padrão e vertical

O ferro de passar roupa é um item essencial para se ter, pois algumas peças precisam ser passadas. Andar com roupas amassadas pode transmitir uma imagem de descaso com a aparência.

O ferro de passar roupa é um item essencial para se ter, pois algumas peças precisam ser passadas. Andar com roupas amassadas pode transmitir uma imagem de descaso com a aparência.

O ferro de passar a vapor possui um reservatório que libera de vapor por meio de pequenos orifícios em sua base. Mas, normalmente, também, pode ser utilizado para passar a seco

O ferro de passar é muito importante na vida doméstica.

Tipos de ferro a vapor

Existem dois tipos de ferro a vapor: o padrão e o vertical.

  • Ferro a vapor padrão: Ele é o tipo mais comum, em que segura na alça e passa a base na roupa. O modelo padrão é indicado para passar peças pequenas, as roupas do dia a dia e tecidos mais grossos e difíceis para passar. A desvantagem é que as peças devem ser apoiadas e esticadas em alguma superfície lisa (tábua)
  • Ferro a vapor na vertical: Ele, normalmente, não é considerado ferro de passar, porque não tem uma superfície de metal que esquenta. A roupa é desamassada com o vapor de água liberado na posição vertical.
Modelos de ferros a vapor no mercado

  • Arno Smart Protect
  • Philips Walita Easy Speed Plus
  • Arno Steam Essential
  • Black & Decker 777
  • Ferro De Passar A Vapor Azul
  • Ferro de Passar à Vapor Philips Powerlife
  • A Vapor Black And Decker
  • Mallory Bravissimo A Vapor E A Seco
  • Ferro a Vapor Arno Ultragliss

Veja a opinião de outras pessoas com as vantagens e desvantagens de ferro de passar roupas a vapor

Eu possuía um ferro destes convencionais e adorei adquirir um ferro a vapor. A praticidade deste tipo de produto é enorme pois facilita o trabalho de passar a roupa, desamassando mais facilmente. Na superfície de contato com a roupa há pequenos orifícios por onde o vapor de água sai e entra em contato direto com a peça a ser passada. Há as opções de regulagem da temperatura e da quantidade de vapor, de acordo com os diferentes tipos de tecido que existem. A água é armazenada em local próprio no ferro e deve ser reposta quando for totalmente utilizada. Apesar de toda a praticidade, há de se ter um cuidado especial com crianças, pois o vapor é bastante quente e podem ocorrer acidentes. Uma dúvida de muitas pessoas é quanto ao contato da água com o produto que poderia danifica-lo. Contudo, tenho há alguns anos meu ferro e até o momento não tive problemas quanto a isso. O ferro a vapor proporciona um ótimo resultado com menor tempo e esforço. O custo benefício é excelente pois facilmente encontra-se produtos bons, de marcas renomadas, com preços baixos. Indico todos a conhecerem este produto pela facilidade de manuseio e boa qualidade.
Aryanne Loren Magalhaes, Araxá MG


Você que lava as suas roupas em lavadoras automáticas já percebeu que após a centrifugação final, se as peças ficarem alguns minutos na máquina antes de serem postas a secar, depois de secas apresentam um discreto e inconveniente amarrotado.
Dependendo do tipo de tecido, somente o calor do ferro de passar convencional não é suficiente para corrigir esse amarrotado. Você então borrifa água fria sobre a peça de roupa e aplica o ferro de passar convencional sobre o tecido úmido; o máximo que você consegue é que a sua roupa adquira um odor desagradável.
Para resolver esse problema foi desenvolvido o ferro de passar roupas a vapor. Quando você passa uma roupa amarrotada com esse produto e aplica o vapor sobre o tecido, as partículas de água em alta temperatura caem quentes e bem distribuídas, possibilitando um alisamento perfeito da sua roupa.
Eu utilizo e recomendo o ferro de passar roupas a vapor.
Luiz Antonio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ


Produto indispensável nos dias de hoje pós a compra do produto assim que comecei a usar percebi que passa muito melhor as roupas quando úmidas as fibras das roupas ficam bem macias. Presenteie parentes com este ferro a vapor e foi excepcional recebi muitos elogios. Tem muita vantagem em relação aos antigos ferros pós você não tem que ficar esperando a roupa secar por completo, sem falar que os ferros mais antigos as vezes deixa a desejar a pessoa tem que esperar completamente a roupa secar para por usar o ferro antigo, já o ferro a vapor é excelente pós não precisa que a roupa esteja totalmente seca.
Recomendo ótimo produto. Fácil uso excelente custo benefício.
Ate agora não tenho contras, só se manter atento para não deixar ligado pois consumo da energia e um pouco elevado, e mantenha longe das crianças.
Alexandre de araujo, Recife PE


Sempre utilizei o ferro de passar roupas a seco, ele é o mais convencional, ganhei ele da minha mãe quando sai de casa para morar sozinha, como eu morava sozinha quase não passava roupa ele acabou suprindo minhas necessidades. Quando fui morar com meu noivo descobrir que na casa dos pais dele ele e os pais tinham a mania de passar roupa sempre que iam sair, desse modo, nós dois usando o ferro de passar roupas a seco (ele bem mais que eu) acabou aumentando a demanda de roupas para passar e o ferro a seco não estava mais dando conta, pois demova muito e demandava mais esforço. Com isso adquirimos o ferro de passar roupas a vapor, que apesar de ser mais caro, deixou o momento de passar roupa mais fácil, ele deixa qualquer tipo de roupa super bem passada, além de gastar pouca energia.
É de custo mais alto.
Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba