Existe financiamento para compra de terreno?
Sim, existe. O financiamento de imóveis é bastante amplo e inclui também a possibilidade de compra de terrenos. Eu vendi um terreno e a pessoa que comprou optou por financiar a compra e acompanhei o processo.
Pelo que deu para entender existe algumas diferenças em relação ao modelo tradicional para a compra de casa pronta. A taxa de juros parece que foi diferenciada, mais alta e também neste modelo não era possível usar recursos do FGTS para abatimento do valor a ser financiado. Mas por outro lado e por uma questão interna da Caixa, o processo de aprovação é mais rápido, apesar de ter demorado bastante no meu caso.
Não é o tipo mais comum de financiamento, até porque só faz isso quem tem dinheiro para construir depois, uma vez que você não conseguirá fazer dois financiamentos habitacionais, sendo um para a compra do terreno e outro para a construção da casa.
É possível financiar a construção de uma casa?
A construção de uma casa também pode ser financiada e ela é indicada para pessoas que já tem o terreno, mas não tem o dinheiro para fazer a construção e por isso poderá recorrer aos bancos para buscar crédito para a construção.
A Caixa faz este tipo de financiamento e se não houve nenhuma mudança, o processo é mais ou menos o seguinte:
Você dá a entrada na documentação sua e do terreno, bem como o projeto da construção que deverá constar as etapas da obra. Estando tudo ok, eles aprovam o financiamento e dão o sinal verde para você iniciar a obra. Você deverá executar a primeira etapa com recursos próprios e quando terminar será feito uma vistoria e estando completa o dinheiro referente a primeira etapa é liberada e você pode começar a segunda etapa que deverá ser feita com recursos próprios e terminando eles pagam a segunda etapa, e assim por diante.
Casa ou apartamento, existe diferença de financiamento?
Teoricamente não há diferenças em termo de crédito imobiliário, ou seja, não existe linhas de financiamento para casas e outras para apartamentos. Existe algumas pequenas diferenças para imóveis novos ou usados, residenciais e comerciais, mas não para o tipo de edificação, exceto para casas de madeira que não podem ser financiadas.
Quais as vantagens de financiar um imóvel qualquer?
A grande vantagem e principal bandeira que é levantada neste caso é o fato de que você vai sair do aluguel e ter a sua casa própria. Muitos usam o argumento de que o valor que você paga de aluguel dá para pagar a prestação de uma casa, a diferença é que no segundo caso a casa é sua e ninguém vai pedir a casa.
Mas isto é muito válido para a compra de casa pronta ou apartamento, já no caso de terreno as motivações são diferentes, pois não vai resolver de imediato um problema de moradia. Desta forma, normalmente a compra de terreno financiado se dá por outros motivos, geralmente com a finalidade comercial ou quando a pessoa dispõe de algum recurso para a construção.
E as desvantagens?
A taxa de juros que ainda é alta no Brasil, exceto nos casos de subsídio, como no programa Minha Casa Minha Vida. Quando você começa a pagar as primeiras prestações de um financiamento habitacional, perceberá que o valor que você paga, a maior parte é para pagar os juros e não amortizar a dívida propriamente dita.
Também deve ser considerar o longo prazo para pagamento que pode chegar a 420 meses ou 35 anos. Isto é muito tempo e muita coisa pode acontecer neste período. Portanto é um compromisso de longo prazo.