Geladeira frost free e refrigerador Electrolux

Perguntas e respostas sobre a geladeira frost free e refrigerador da Electrolux. Conheça um pouco sobre esse sistema de geladeira do ponto de vista do consumidor.

» Página Inicial

Conheça algumas características dos refrigeradores do tipo frost free, como um maior ruido do que as convencionais. Veja o meu relato abaixo baseado na experiência que tive ao comprar um modelo desses da marca Eletrolux e que me causou certa estranheza no início e como me adaptei ao uso dela.

O que é uma geladeira frost free?

Um dos grandes inconvenientes que os antigos modelos de geladeira tinham era o fato de precisar descongelar com certa frequência. Isto incluía tirar tudo da geladeira, descongelar e depois voltar tudo novamente. Depois inventaram um modelo com degelo automático, mas ele não resolveu muito o problema, já que vazava muita água e o processo melhorou, mas não resolveu.

Uma geladeira frost free é a mais moderna e atual que não necessita de descongelamento ou melhor, ela mesmo faz o descongelamento constantemente e não tem o inconveniente mostrado acima. Sem sujeira, sem água escorrendo, sem precisar tirar nada de dentro dela.

Quais as vantagens dela?

A principal vantagem é o fato dela é o de não precisar descongelar e isto certamente ajudou muito as pessoas e trouxe economia de tempo, bem como maior conforto para as pessoas. Outra vantagem dela é que ela é mais econômica pois utiliza um gás diferente dos modelos tradicionais.

Quais as desvantagens?

Nem tudo são flores e apesar dela realmente não precisar de descongelar, por outro lado ela gera muito ruído e pode ser bastante incômodo. O fato dela estar constantemente fazendo o descongelamento e de usar um gás mais apropriado e ecológico, parece que tiveram de compensar isso com um motor mais robusto e todo o processo gera muito ruído.

A geladeira frost free é mais barulhenta?

Refrigerador Eletrolux

A princípio eu pensei que fosse algum problema no modelo que eu havia criado, mas depois de testes com a assistência técnica e também com informações do próprio fabricante, ficou claro que a geladeira frost free é muito mais barulhenta que os modelos anteriores.

No meu caso que comprei um modelo da Electrolux, o barulho incomoda muito e me obriga a dormir com a porta do quarto fechada, inclusive, para atenuar um pouco o barulho e evitar este desconforto.

Como é feita a manutenção dela?

Quando o pessoal da assistência técnica veio até minha casa verificar o problema, eles ligaram uma espécie de leitor atrás dela, muito parecido com aqueles leitores usado para fazer a leitura do seu carro e detectar algum problema.

Tudo automático e a geladeira vai mostrando o status de funcionamento. Segundo o técnico, é uma tecnologia fantástica.

Geladeira frost free da Electrolux é boa?

Eu fiquei muito decepcionado com a geladeira frost free da Electrolux. Reclamei na fábrica, na assistência, no Reclame Aqui e embora eles prestassem um ótimo atendimento, o problema não foi resolvido. Segundo eles é assim mesmo e todos os modelos frost free, independente do fabricante tem o mesmo problema de ruído.

Se assim for, eu diria que não é a Geladeira frost free da Electrolux que é ruim, mas sim as geladeiras frost free de maneira geral. Embora ela funcione muito bem, mas o barulho é muito problemático.

Atualização (2018)

O problema que relatei acima ocorreu logo que comprei a geladeira em 2015 e depois de passar por todo o processo acima descrito e ficar bastante incomodado no início, hoje, creio que de alguma forma acabei me adaptando com ela.

Na verdade o que eu achava que era um problema dela é na verdade sua característica, ou seja, é assim mesmo.

O barulho as vezes ainda me incomoda, principalmente quando estou assistindo TV, já que não gosto de colocar o som muito alto e como minha cozinha e sala são conjugadas, atrapalha um pouco. Também é comum no meio da noite quando está mais silencioso, ouvir alguns estalos na cozinha, mas tudo bem, já sei o que é.


 
Veja também: