Guarda roupa de casal ou solteiro. Convencional, planejado ou modulado

Perguntas e respostas sobre o guarda roupa de casal ou solteiro. Modelo convencional, planejado ou modulado. Veja as principais dúvidas a respeito do tema, bem como as respostas.

O guarda roupas de um dormitório exerce uma importância muito grande no aspecto da organização de um quarto, seja ele  de solteiro ou casal. Quando ele é muito pequeno é normal o quarto ficar as vezes um pouco bagunçado, por falta de espaço para acomodar todas as coisas.

Há contudo pelo menos três modelos de guarda roupas, como o convencional que você compra nas lojas de móveis e já vem pronto, o modulado onde você compra várias peças e monta de acordo com o espaço disponível e a necessidade e por fim o planejado que é fabricado sob medida levando em conta o espaço que você tem.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre eles e qual deles é mais adequado para cada situação.

O que é guarda roupa?

O guarda roupa é uma peça ou várias peças do mobiliário de uma casa e certamente um dos mais importantes em qualquer tipo de residência. Sua presença é essencial, seja ele pequeno ou grande, de casal ou solteiro, sofisticado ou simples.

Guarda roupa

Quais os tipos de guarda roupas?

Dependendo do propósito é possível fazer várias classificações dele, dentre elas podemos destacar as seguintes:

Casal ou solteiro. Está classificação é uma das mais clássicas e encontradas em quase todos os lugares.

Convencional, planejado ou modulado. Está é outra forma de classificar o tipo do guarda roupa, sendo o primeiro o modelo clássico que é vendido pronto nas lojas de móveis. Já o planejado é aquele que é feito sob medida no dormitório da pessoa e o modulo é um meio termo entre os dois primeiros, ou seja, ele vem pronto, mas pode ser montado usando os módulos ou peças para formar o guarda roupa inteiro.

Vale a pena fazer um guarda roupa planejado?

Existem casos em que o planejamento traz grandes benefícios, especialmente para quartos pequenos ou mal distribuídos. Nesses casos o guarda-roupa irá de adaptar ao ambiente e não o inverso. Há contudo o custo que é geralmente mais alto do a compra de um pronto ou mesmo do modulado, mas tem essa vantagem de você fazer do jeito que quiser ou precisar.

Guarda roupa modulado é uma boa opção?

É. Ele é na verdade um semiplanejado e tem como vantagem de ter um custo mais baixo do que o planejado em si. Ainda assim ele conta com a possibilidade de você poder comprar os módulos separados e montar o móvel do jeito que você precisa. É sem dúvida uma das melhores opções para compra de móveis.

Porta de abrir ou correr, qual é melhor?

Outra grande característica deste tipo de móvel é o modelo da porta. O tradicional é a porta de abrir, mas atualmente existem muitos modelos com portas de correr. Sem dúvida que a porta de correr tem mais vantagens, pois não ocupa espaço para abertura, sendo o indicado para quartos apertados, pequenos ou com a cama muito próxima do guarda roupa.

O closet é uma substituição do guarda roupa?

Sim. O closet é um espaço separado, mas integrado ao dormitório que substitui o guarda roupa, nele, além de roupas e comum colocar sapados, roupas de cama e mais um monte de coisas, especialmente de mulheres. Normalmente o closet é planejado com armários para que possa ser melhor aproveitado.