História e invenção da Geladeira. Modelos e preços

Conheça um pouco da história da geladeira no mundo e no Brasil. Sua história, invenção e quando foi que ela passou a fazer parte da vida das pessoas comuns. Veja modelos atuais.

» Página Inicial

Como surgiu a ideia de criar uma geladeira?

A criação da geladeira é um dos muitos fenômenos históricos ligados à Revolução Industrial. A necessidade de armazenar estoques de alimentos e bebidas que precisavam de ambiente refrigerado levou as empresas a buscar uma solução tecnológica até então inexistente.

Já na origem, o sistema indicava que promoveria uma verdadeira revolução na vida das pessoas, permitindo a manipulação e controle da temperatura de bebidas e alimentos, mas o grande benefício foi à conservação por mais tempo desses últimos.

Geladeiras antigas

Tudo isso aconteceu no século XIX. Parece que o primeiro sistema de refrigeração de que se tem notícia foi desenvolvido para um frigorífico, na cidade de Chicago, Estados Unidos.

Doze anos depois, surgiu uma nova versão, também industrial, para refrigerar frutas e legumes. Um pouco antes, em 1856, uma fábrica de cerveja australiana contratou um engenheiro para desenvolver um sistema, com base no princípio da compressão de vapor, para manter baixa a temperatura dos produtos. Há fontes que contam que um cervejeiro de Munique, contratou o engenheiro Carl von Linde para desenvolver máquina semelhante, de modo que fosse possível produzir cerveja o ano inteiro e não só no inverno, por causa do longo processo de fermentação.

Quando foi que a geladeira passou a fazer parte da vida das pessoas comuns

A "Domelre" (Domestic Electric Refrigarator) surgiu no ano de 1913. Trata-se da primeira geladeira doméstica. Posteriormente, foi batizada como Kelvinator. O sistema era composto por uma bomba de calor de duas fases, responsável pelo arrefecimento.

Ao longo do século XX, a geladeira se popularizou. Os modelos para uso doméstico se multiplicaram e se transformaram em um grande negócio. Em 1927, a General Eletric criou o popular "Monitor-Top". A novidade é que o compressor ficava na parte de cima, protegido por um anel decorativo. Também na década de 20, a amônia foi substituída.

A geladeira no Brasil

A primeira geladeira construída no Brasil, em 1947, na cidade de Brusque, Santa Catarina, era movida a querosene. Em 1950, surgiu a Consul, primeira fábrica de refrigeradores do país.

Quais os diferentes modelos e preços existentes?

Geladeira de supermercado

Além do refrigerador tradicional, surgiram os freezers, cuja vantagem é poder atingir temperaturas de -20ºC, enquanto um congelador comum atinge 6 graus.

Há ainda uma variedade de modelos, como as usadas em supermercados para refrigerar alimentos e bebidas (imagem acima), frigobar, câmaras frias, entre tantas outras.

O preço é definido de acordo com o modelo. Cada modelo se adapta a um tipo de necessidade quanto à quantidade de alimentos e o tempo que eles precisam ficar armazenados. São diversos os modelos, como as geladeiras de uma porta, duplex, inverse, side by side, french door e frigobar.

Veja aqui a comparação de preços de refrigeradores.

Qual o futuro da geladeira?

O futuro da geladeira passa, como quase tudo nos dias atuais, pela tecnologia. Para Walter Haddad, engenheiro e professor de Refrigeração da Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo, o próximo estágio será o dos supercondutores. O grande benefício dessa nova tecnologia, que ainda está dando os primeiros passos, será a redução do consumo de energia e o aumento do ciclo de vida dos aparelhos.


 
Veja também: