Home sweet home ou lar doce lar

O que significa a expressão em inglês: home sweet home? Qual a importância deste termo e como as pessoas em geral usa para fazer referência ao seu lar ou sua casa.

O ambiente de casa, para grande parte das pessoas, é considerado com um abrigo, ou seja, onde é possível encontrar segurança e aconchego. Então, muitos acabam utilizando o termo lar doce lar, que é a tradução da expressão home sweet home como uma forma de simbolizar a importância da moradia.

A expressão em inglês “home sweet home” é empregada quando se deseja referenciar um ambiente de tranquilidade e onde está o que você mais ama, que é a sua família, seja ela como for. Também pode ser dita como um sentimento que faz você retornar todos os dias para esse mesmo lugar.

E pensando dessa forma, existem meios e técnicas pelas quais você criar um ambiente mais aconchegante e acolhedor dentro da sua própria casa, que é uma das funções que os arquitetos e decoradores buscam oferecer para os seus clientes.

Por isso, se você quer criar um espaço que tenha o resgate dos termos home sweet home ou lar doce lar, continue acompanhando esse artigo e veja como transformar o seu ambiente doméstico e deixá-lo de acordo com as suas necessidades e personalidade.

Como transformar a nossa casa em um lar doce lar?

Lar doce Lar

Nada é mais agradável do que a sensação de voltar para a casa depois de um dia cansativo de trabalho ou de uma viagem longa, não é mesmo? Um lar doce lar é o ambiente que a maioria das pessoas descreve como o porto seguro e onde está o verdadeiro significado de felicidade.

Mas, além disso, é importante que os moradores também criem a sua própria identidade na casa, ou seja, que os cômodos e decoração tenham a sua personalidade e passem a sensação de um local agradável, gostoso de permanecer e receber as visitas.

Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a você deixar o seu lar mais aconchegante e confortável para viver:

  • Mantenha alguns vasos de flores espalhados pela casa. Geralmente as plantas fazem muito bem e cria um ambiente mais aconchegante;
  • Os tapetes são ótimas opções mais “aquecer” o ambiente;
  • Uma boa iluminação ajuda a criar um ambiente mais tranquilo;
  • As hortas podem conferir um ambiente mais de campo a casa;
  • E em lugares mais frios, uma lareira pode ser um charme a parte;
  • Opte por cores mais claras, sem poluir muito o ambiente com diversos objetos, busque o equilíbrio dos cômodos, sem excessos que podem vir a atrapalhar a movimentação. As casas nesse estilo mais clean têm se tornado a opção de muitas famílias.

Enfim, o nosso lar doce lar ou home sweet home é onde está nosso bichinho de estimação, família, objetos que têm valor para nós e, acima de tudo, nossa história de vida. Por isso, dê valor a esse ambiente, pois ele faz parte da sua formação como pessoa.

Importância da família

Diz o ditado que uma casa é uma construção de tijolos e um lar é uma construção de valores e laços familiares.

Apesar de existir aspectos arquitetônicos e decoração, como vistos acima, na prática um lar doce lar tem como principal elemento a convivência familiar de maneira saudável. Nenhuma mansão trará felicidade e sensação de bem estar se a família estiver em guerra e não houver boa convivência.

Abaixo algumas dicas importantes para o bom convívio no lar:

  • Conserve o respeito por todos os membros da família, independentemente de quem seja;
  • Crie o hábito de fazer pelo menos uma refeição por dia em família. Não é apenas a questão da comida em sí, mas a comunhão que isso gera. Certa vez li em um site que o tempo que se passa em volta de uma mesa não se envelhece;
  • Desenvolva o hábito de conversar, dialogar e assim estabelecer um vínculo mais forte entre as pessoas da família;
  • Se você tem o costume de receber visitas, procure elaborar um cantinho em que seja gostoso de conversar, como uma mesa na varanda com uma vista legal, no quintal de casa debaixo de uma árvore iluminada ou até mesmo umas almofadas no chão da sala para descontrair;
  • Sempre que possível faça uma viagem em família, isto ajuda a criar novos ambientes e novos ares, permitindo também as pessoas saírem um pouco da rotina. O retorno ao lar traz a sensação do home sweet home, ou lar doce lar;
  • Valorize cada momento em família. Seja uma conversa, um momento de lazer, um telefonema, entre outros;
  • Família é um projeto de Deus e portanto os valores cristãos devem ser nutridos em família, como a leitura da Bíblia, a oração e frequentar uma igreja. Faça isso e colherá bons frutos.