Janela pivotante. Horizontal e vertical, alumínio ou vidro

Perguntas e respostas sobre Janela pivotante, tanto dos modelos horizontal e vertical, feitos de materiais como alumínio ou vidro. Veja o tira-dúvidas sobres esta janela.

» Página Inicial


O que é janela pivotante?

É um tipo de janela cuja abertura ocorre com base em um pivô. Este modelo de abertura também pode ser encontrado para portas e em ambos os casos ele não é tão comum, como os modelos veneziana e basculantes, isto para janelas.

Veja algumas imagens de janelas pivotantes

janela pivotante

Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de janela?

Ela apresenta uma forma diferenciada de abertura e talvez seja útil para promover um diferencial estético. Em ambientes comerciais ou construções de alto padrão, creio que a sua aplicação seja mais comum exatamente por promover este diferencial.

A desvantagem é que no caso de janelas a sua abertura se assemelha com os modelos basculantes e isto exige espaço para a sua abertura. Diferente do modelo veneziana que corre em paralelo a parede e portanto não exige nenhum espaço interno ou externo.

Esse tipo de janela é mais comum em alumínio ou vidro?

Pode ser em ambos, mas creio que seja mais comum em vidro, especialmente quando ela é feita sob medida para atender situações específicas em que talvez um modelo pronto não atenda ou não seja a melhor alternativa.

É melhor o modelo horizontal ou vertical?

Provavelmente o modelo horizontal seja mais indicado, pelo menos quando a janela for maior. O modelo vertical pode ser útil para banheiro, por exemplo, onde geralmente o tamanho da janela é bem menor.

Veja no vídeo abaixo a explicação passo a passo de como fazer a instalação do modelo de vidro e como ele funciona:

Veja aqui outros vídeos explicativos sobre janelas pivotantes

Quais os cuidados com janelas pivotantes

É preciso antes de mais nada é preciso entender que este tipo de janela é bastante específico e seu uso não deve ser feito de forma indiscriminada. Por outro lado, poderá haver dificuldades de encontrar modelos prontos, sendo em muitos casos necessário comprar modelos feitos sob medida.

Uma boa dica é visitar alguma casa ou obra que tenha um modelo instalado para você conhecer o funcionamento na prática e assim ter condições de determinar se o modelo é adequado à sua necessidade.

Quanto custa?

A janela pivotante tem preços diversos e tudo vai depender do tamanho e do material que ela for confeccionada. Uma janela com o tamanho de 100cm x 40cm feita em madeira está custando a partir de R$ 216,00.

A janela pivotante pode ser encontrada em lojas de reforma e decoração, além de diversas lojas de departamento tanto em sites como em lojas físicas, como Mercado Livre, Madeira Madeira, Lojas Americanas, entre outras.

Vale a pena investir neste tipo de modelo?

Além de elegantes, as janelas pivotante ajuda a otimizar os espaços e são produzidas em diversos materiais, inclusive por encomenda.

Como já explicado acima, é preciso ter certeza de que este modelo atende a sua necessidade, seja ela estética ou funcional. Uma vez compreendido esta questão, creio que vale a pena, afinal, como também já foi explicado, se bem aplicado o modelo pode trazer vantagens estéticos e funcionais para sua casa.

Quanto tempo dura uma janela pivotante?

Com certeza este tipo de janela vai durar por muitos anos. Tudo vai depender do tipo de material que ela foi feita, a preservação e manutenção ao longo dos anos.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade