Jardim vertical, jardim particular ou jardim de inverno

Perguntas e respostas sobre jardim vertical, jardim particular ou jardim de inverno. Quais plantas posso colocar? O que é um jardim vertical? Quais plantas podem ser plantadas?

Um jardim vertical é uma alternativa para pessoas que desejam ter um jardim em casa ou no escritório, mas não dispõe de muito espaço horizontal. Esta prática tem sido bastante aceita também pelo fato de poder ter flores e plantas em espaços muito reduzidos, com pouca terra e sem o envolvimento direto com muita terra que é o caso dos modelos tradicionais.

O que é um jardim vertical?

Um jardim vertical é, um jardim adaptado para espaços pequenos onde os vasos das plantas ficam em uma espécie de estante ou é montada diretamente na parede. Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. O sucesso desses jardins foi tão grande que, hoje mesmo em espaços grandes, muitas pessoas optam em montar um jardim vertical para favorecer a decoração de seus espaços.

Jardim vertical

Quais as opção de montagem deste tipo de jardim?

Os jardins verticais podem ser montados de diversas formas. Uma das mais sofisticadas e um pouco mais caras são montados com blocos de concreto especiais pré-moldados que formam diversos vasinhos e possuem a possibilidade de instalação de sistema de irrigação.

Também existem painéis de fibra de coco, treliças de ferro e madeira, que, tornam a confecção mais barata.

Quais plantas podem ser plantadas?

Em jardins verticais podem ser plantadas diversas plantas diferentes de acordo com cada vaso. Os vasos deste tipo de jardim são menores e por isso o ideal é que se plante plantas com raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens) entre outras.

Qual os cuidados que devo ter?

Independente do material usado para a confecção do jardim vertical, os cuidados especiais em sua manutenção. Muito cuidado com a irrigação e drenagem dos vasinhos, sempre verifique colocando o dedo nos vasos para ver se o solo não está muito encharcado ou muito seco. A adubação deve ser frequente, o ideal é fazer uma adubação química de NPK no verão, com a quantidade e formulação especifica para as espécies utilizadas e no inverno o ideal é utilizar produtos orgânicos.

Parede verde

O que são jardins particulares ou de inverno?

Os jardins particulares ou mais conhecidos como jardins de inverno são jardins montados em cômodos da casa que possuem abertura externa ou quando isto não acontece ele é coberto por vidraça permitindo a entrada da luz neste ambiente. No Brasil não é muito comum encontrarmos jardins de inverso mas, em outros países principalmente na Inglaterra eles são muito comuns.

Para que servem os jardins de inverno?

Os jardins de inverno foram criados com intuito de lazer nos invernos mais rigorosos. Por ser uma estrutura fechada e protegida do frio, chuva e neve, eles são uma ótima opção de lazer sem precisar sair de casa em invernos rigorosos. Em espaços muito grandes, geralmente são instaladas além das plantas, bancos, balanços e casinhas para crianças brincarem. Em espaços muito pequenos eles servem para ajudar na decoração dos espaços.

Quais plantas posso colocar?

As mais utilizadas em jardins de inverno no Brasil são:

  • Samambaia
  • Lírio da Paz
  • Antúrio
  • Lança de São Jorge
  • Comigo ninguém pode
  • Bromélias
  • Calêndula
  • Margaridas Inglesas
  • Boca de Leão
  • Violeta
  • Babosa.
Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos