Lâmpada com sensor de presença. Distância, desliga sozinha

Perguntas e respostas sobre lâmpada com sensor de presença. Qual a distância que o sensor detecta? Ela desliga sozinha? Objetos pequenos podem acionar a lâmpada também?

» Página Inicial

As lâmpadas são para iluminar, disso todo mundo sabe e não precisa grandes explicações. No entanto há vários tipos e para serem usados em situações diferentes. Alguns exemplos podem ser:

Há também o modelo com sensor de presença que é usado em garagens, áreas externas ou escritórios, por exemplo. Elas tem a finalidade de serem acionadas automaticamente com a presença de alguém e desligar depois de algum tempo. Veja abaixo algumas perguntas sobre o assunto:

O que é lâmpada com sensor de presença?

É um tipo de lâmpada que se acende automaticamente quando alguma pessoa, automóvel ou outro objeto se aproxima. Neste caso a lâmpada contém um sensor que capta o movimento de objetos significativamente grandes e neste caso ele aciona a lâmpada que é acionada.

Lâmpada elétrica

Objetos pequenos podem acionar a lâmpada também?

Depende um pouco do tipo de sensor que você está usando, os modelos mais simples não captam a presença de objetos pequenos como gatos e ratos, por exemplo. Para esses casos é preciso de algo maior para que seja captado.

Qual a distância que o sensor detecta?

Ele pode pegar a vários metros, em alguns casos com 10 metros ou mais. Mas é importante salientar que isto dependerá se como ele está posicionado. Em minha casa que tem frente aberta para a rua, o sensor as vezes capta a passagem de carro na rua a mais ou menos uns 15 metros de distância. Contudo se você direcionar o foco dele mais para baixo ele capta apenas quando estiver entrando na garagem.

É uma boa alternativa usar sensor de presença?

Sim. É bastante cômodo, especialmente para garagem pois neste caso a luz é acionada quando você está chegando e assim ao descer do carro o ambiente já está iluminado. Ajuda também no caso de pessoas estranhas que tentar entrar na sua casa, assim já cria uma certa barreira pois mostrará a presença de pessoas e isto poderá intimidar mal-intencionados.

Mas a lâmpada desliga sozinha?

Sim. O tempo em que ela fica ligada pode ser programada na instalação dela. O ideal é deixar poucos minutos para evitar que ela fique ligada desnecessariamente, mas há algumas alternativas de tempo que pode ser configurado para o funcionamento dela ligada.

A lâmpada pode ser acionada manualmente?

Sim. Mesmo ela tendo o sensor de presença é possível deixar um interruptor com acionamento manual como nas demais lâmpadas da sua casa. Desta forma ela fica com dois sistemas de acionamento: Manual ou automática.

Além da garagem, onde mais ela pode ser usada?

Já vi ela ser usada também na entrada de casa, como no portão. Isto seria bom caso uma pessoa se aproximasse a noite e assim de dentro da sua casa se tiver câmera, você poderia ver mais claramente quem é a pessoa e assim decidir abrir ou não a porta. Além desses locais, usar lâmpada com sensor de presença em outras dependências dica a critério de cada pessoa, mas não é prudente usar indiscriminadamente. Objetos pequenos podem acionar a lâmpada também?


 
Veja também: