Lareira a lenha de alvenaria e aço pré-moldado. Análise

O uso da lareira a lenha foi assunto de comentários de diversos usuários, conforme podemos observar na relação a seguir, onde eles mostram suas experiências e dão dicas sobre o melhor uso deste recurso em casa.

A lareira a lenha é uma das fontes de calor ecológica, já que a madeira, é uma energia renovável. Quando está muito frio, muitas pessoas ainda preferem a boa e velha lareira para se aquecer.

Uma das vantagens de ter uma lareira a lenha é que é muito econômica. Além disso, pode ser usada como um elemento decorativo central, trazendo a sensação de acolhimento para o ambiente.

Tipos de lareira a lenha

A lenha pode ser queimada tanto nas lareiras de alvenaria, quanto nas de aço abertas ou nas de salamandras.

  • Alvenaria: Elas são as mais comuns, grandes e ficam mais próxima do chão. A instalação só é possível com uma reforma, e a chaminé construída do zero com tijolos especiais.

    Veja exemplos

  • Aço pré-moldado fechado: Elas podem ser grandes, pequenas ou suspensas no ar pela chaminé, abertas ou fechadas. A saída de fumaça é facilmente adaptada por qualquer funilaria, a instalação é rápida e no lugar que quiser em quase todos os tipos de piso.

    Veja exemplos

  • Aço pré-moldado fechada ou salamandras: As lareiras de aço fechadas, com uma portinha tipo um forno, são chamadas de salamandra. Elas aquecem menos do que as lareiras comuns e podem jogar mais fumaça para o ambiente.

    Veja exemplos

Principais marcas de lareira a lenha

  • Metavila;
  • Fullway;
  • Metalserv;
  • Kuhl;
  • Libanesa;
  • Dhgate;
  • Ferrotelli;
  • Icarly;
  • Marumby;
  • Venax.

O uso da lareira a lenha foi assunto de comentários de diversos usuários, conforme podemos observar na relação abaixo, onde eles mostram suas experiências e dão dicas sobre o melhor uso deste recurso em casa.

Tive oportunidade de usar uma lareira a lenha durante uma viagem a Monte Verde-MG.
Em um canto do quarto estava instalada uma lareira tradicional, de pedras, abastecida com lenha.
Para acender foi necessário organizar a lenha de modo a facilitar a combustão, mas é importante usar algum produto facilitador (no caso, foi algo parecido com uma pedra de álcool em gel). Apesar de usar esse produto, tivemos um pouco de dificuldade para acendê-la.
Importante utilizar lenha bem seca.
Depois de acessa a lareira traz boa luminosidade ao ambiente, ideal para um momento romântico.
Não percebemos produção de calor suficiente para aquecer e tornar o ambiente agradável, especialmente porque estava uma noite bastante fria.
É muito importante não deixar tecidos ou papéis por perto por conta do risco de incêndio.
EDNA VIEIRA DE ARAUJO SOUSA, SÃO PAULO, SP


Ter uma lareira a lenha possibilita todo o charme de uma casa no campo/de montanha no dia a dia. Vale a pena investir no item se o inverno é rigoroso, pois auxilia muito no aquecimento do ambiente. Além disso, ajuda na decoração, criando um clima aconchegante em dias frios. É uma ótima pedida para reunir a família e amigos no seu entorno, tornando-se centro da vida social de uma casa e até mesmo de refeições no inverno.
A grande desvantagem da lareira a lenha é a sujeira. Isso porque ela deixa resíduos do material queimado para alimentar o fogo, os quais precisam ser retirados para evitar acumulação. Também há necessidade de ter espaço para armazenar a lenha cortada, já que, do contrário, não haverá combustível para o fogo. É preciso, ainda, tomar cuidado em casas em que há crianças pequenas, para que elas não tentem encostar, inserindo uua tela de segurança.
Bruna , Porto Alegre, RS


Quando me tornei uma leitora assídua, me vi na necessidade de ter um cantinho para fazer minhas leituras diárias, e busquei meios de encontrar esse lugar, foram milhares de tentavas que deram erradas. Procurava, por lugares confortáveis e quentes. Em um determinado dia, passei em frente a uma loja de imóveis que encontrei uma lareira à lenha fiquei meio em dúvida se era realmente relevante comprar um objeto como esse, e acabei comprando. E tenho que dizer que essa foi uma das melhores escolhas que já fiz em toda minha vida de leitora, pois isso me proporcionou um lugar quente, confortável. Além disso, posso tirar fotos elegantes e postar no meu site de leitura.
Um dos principais pontos negativos da lareira à lenha: a dificuldade em encontra-las em lojas físicas, sendo, assim, é preciso recorrer à lojas online, gastando muito tempo.
Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia


Por Redação e G Produções Editoriais