Lavadoras de roupas. História, programação e sistema

Perguntas e respostas sobre lavadoras de roupas. Como são as atuais que usamos? Como eram as primeiras máquinas lavadouras consideradas como modernas? Como é a programação delas?

» Página Inicial

O que é uma lavadora de roupa?

É uma máquina projetada para a lavagem de roupa, o termo lavadora ou lavadoras de roupa aplica-se em maquinas que utilizam água como o principal para a limpeza. As lavadoras de roupa é um recipiente que é enchido ate um certo tanto de água coloca-se a roupa onde um mecanismo agita a roupa para efetuar o processo de lavagem.

Como foram criadas as lavadoras de roupas?

Para a criação de uma lavadora de roupa foram feitas varias tentativas, mas só a partir da revolução industrial que passaram a ser documentadas, á primeira lavadoura de roupa era um tambor rotativo onde eram colocado as roupas enchido com água e colocado para rodar manualmente. Os primeiros projetos de lavadoras de roupas surgiu na Inglaterra.

Apenas no século XX após a criação de motores que o processo rotativo dos tambores começou a ser maquinizado.

Como eram as primeiras lavadoras de roupas consideradas como modernas?

As lavadoras de roupas modernas existem dois modelos considerados como básicos que são com abertura superior ou frontal, algumas possuíam um cilindro na parte superior que permitia tirar excesso de água para a roupa secar mais rápido.

Máquina de lavar

Como é a programação das lavadoras de roupas?

Todos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, pois contam com motores elétricos que realizam o trabalho conhecido como ciclo de lavagem, enxague, pré lavagem, a programação das lavadoras de roupa é feito de acordo com a roupa que será lavada se for uma roupa de ceda pode ser programada para um modo mais leve e delicado de lavagem, caso seja roupas como jeans, blusas poderá ser feito um processo de lavagem pesada onde a maquina realizara mais esforços para que possa ficar totalmente limpa a roupa.

Como é o sistema das lavadoras de roupa?

Para que possam funcionar são ligadas a um lugar com energia elétrica contam com um ponto onde serve de entrada de água e um ponto de saída da água que foi utilizada para lavar a roupa, um recipiente para colocar sabão ou amaciante, o motor da maquina faz com que a lavadora de roupas lave, enxague, durante um processo de centrifugação retire o excesso da água, e para que tudo isso passa acontecer existe um cronometro que gradativamente ira realizando as atividades do ciclo em ordem.

Quem foi o inventor da lavadora de roupa?

Não existe necessariamente um inventor e sim várias versões de quem inventou. Alguns acreditam que foi Nathaniel Briggs no ano de 1797, pois ele criou um esboço á manivelas, tem outra teoria que acredita ser o norte-americano James King no ano de 1851, que era movido por mecanismos mais ainda precisava de um pouco de trabalho braçal, William Blackston em 1874 deu de presente para sua esposa uma lavadora de roupa que tinha uma tabua de madeira que uma manivela empurrava as roupas sujas para passar por água quente e sabão.

Como são as atuais lavadoras de roupas que usamos?

São todas mecanizadas algumas lavam e após a lavagem centrifugam as roupas, contam com vários tamanhos de espaço como as pequenas lavam de 8 á 9 quilos, ás medias 10 ou 11,5 quilos e a grande pode lavar até 15 quilos, algumas contam com sistemas inteligente onde controlam o nível da água com a quantia de roupas que foi colocado e a quantidade de sabão.


 
Veja também: