Lavagem de sofá de tecido ou courino

Como existem sofás feitos de diferentes materiais, logo o processo de lavagem vai levar em conta o tipo do material usado na fabricação para determinar a forma de lavagem. Veja aqui as opiniões de quem usou este serviço

Lavar um sofá é necessário, assim como qualquer outro objeto que temos em casa. Embora o processo não seja o mesmo para todos os casos, mas faz parte da higiene e erra quem pensa que o sofá não acumula sujeira.

Como existem sofás feitos de diferentes materiais, logo o processo de lavagem vai levar em conta o tipo do material usado na fabricação para determinar a forma de lavagem. Alguns exemplos:

  • Sofá de couro ou de courino: Neste caso a lavagem é simples e pode ser feito no processo comum de limpeza da casa, usando basicamente água e algum produto de limpeza do dia a dia. A vantagem desses materiais é que eles não acumulam sujeira e portanto ela é apenas superficial, bastando uma limpeza simples.
  • Sofá de tecido: Este já é mais complicado e exige uma limpeza mais detalhada. Não dá para fazer como descrito no caso anterior, sendo necessário a contratação de uma empresa especializada em lavagem de sofá ou pode ser feito por você mesmo, mas é preciso ter um bom aspirador de água e pó, ter os produtos certos e alguns acessórios que são usados para uma boa limpeza.

É um fato inevitável da vida - os sofás se sujam. Se você acabou de fazer migalhas ou a mais dura das manchas, essas dicas de limpeza farão com que seu sofá pareça tão novo quanto novo.

  1. Vácuo. Use um aspirador de mão ou o acessório da escova no aspirador para limpar detritos e sujeira da superfície do sofá.
  2. Limpe as áreas de madeira ou metal. Limpe os pés do sofá e outras partes que não sejam de tecido do sofá com uma solução de água morna e detergente líquido.
  3. Determine o tipo de tecido com o qual está lidando. Encontre a etiqueta no sofá e leia as instruções de como limpar os estofados.
  4. Remova manchas. Saber limpar um sofá significa saber como remover manchas.
  5. Deixe o sofá secar. Use uma toalha para absorver o excesso de água restante na superfície do sofá. Deixe o sofá secar ao ar.

Dicas: Tecnicamente, você só pode realmente lavar sofás com capas soltas. Se você pode descompactar as almofadas do assento, mas nada mais você não pode remover a peça que passa por cima das costas e dos braços, então você tem um sofá de capa fixa que não é estritamente lavável.

Veja aqui algumas imagens que mostram como é feito a limpeza de sofá de tecido.

Aqui você poderá encontrar alguns vídeos explicativos de como deve ser feito a lavagem de sofá.

Veja a opinião de quem já usou este serviço

Estava pensando em comprar um sofá novo. Mas resolvi lavar com profissionais especializados.
É simplesmente meu sofá esta novinho em folha. Toda a sujeira saiu sem prejudicar o material e o resultado final é igual de quando ele saiu da loja.
Optei por essa opção porque acredito que saiu muito mais em conta, fazer a limpeza do sofá que estava ainda com uma boa qualidade na estrutura dele.
Apenas estofado que realmente com crianças em casa, sempre tem algo caindo e manchando. Vale muito a pena.
Jacqueline Cardoso, Sao paulo


A higienização do sofá pode costuma ser um elemento de preocupação por parte dos pretendentes desde a sua compra. Muitas pessoas acabam optando por cores mais escuras, mesmo que estas destoem do ambiente, em razão de acreditarem que a sujeita não irá ficar muito visível. Em alguns casos, principalmente pra que tem filhos pequenos ou acaba utilizando o sofá como móvel principal para várias atividades (trabalho, lazer, refeições), essa é uma estratégia a ser considerada. Isso porque, muitas vezes, a lavagem acaba sendo um procedimento caro e que traz algum dano ao estofado. Dentre estes, é possível citar o acúmulo de mofo ou a alteração da coloração do sofá. Por outro lado, se bem executado, com uma empresa de confiança e reputação no mercado, a lavagem de sofá só tem a gerar benefícios, pois retira eventuais manchas e bactérias do móvel, proporcionando uma experiência muito mais confortável para seus utilizadores.
Bruna , Porto Alegre, RS


Resolvei testar e mandei lavar com profissionais o sofá da minha casa especializados.
E simplesmente meu sofá esta novinho em folha. Toda a sujeira saiu sem prejudicar o material e o resultado final é igual de quando ele saiu da loja. Incrível ficou muito bom.
Optei por essa opção porque acredito que saiu muito mais em conta, fazer a limpeza do sofá que estava ainda com uma boa qualidade na estrutura dele.
Apenas estofado que realmente com crianças e cachorro em casa, sempre tem algo caindo e manchando. Vale muito a pena.
Edilena sorrentino sespede, Sao paulo


A lavagem de sofá é uma boa forma de deixar nossos estofados, limpos e com aparência de novos sem ter que gastar muito comprando um sofá novo, a lavagem de sofá, pode ser a seco ou usando água. A uns meses atrás eu lavei meu sofá da sala de estar, pois ele estava em perfeito estado, mas como ele é de uma cor clara ele estava um pouco sujo pois sempre tem muitas crianças na minha casa, eu optei pela lavagem a seco pois o rapaz que fez o serviço me disse que mesmo a lavagem sendo a seco ela utilizava um pouco de água e que assim o sofá secaria mais rápido, e eu também pensei que nos tempos que vivemos, seria bom para o planeta economizar um pouco de água.
Não veja desvantagem nenhuma na lavagem de sofá, só vejo vantagens pois eu fiquei muito satisfeita.
Sandra Regina Ferreira, Viamão~RS


Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega