Lustres, pendentes e luminárias sala de jantar, quarto e cozinha

Perguntas e respostas sobre lustres, pendentes e luminárias sala de jantar, quarto e cozinha. Veja exemplos com uma extensa galeria de fotos para você se inspirar na hora da escolha.

» Página Inicial

O sistema de iluminação de uma casa ou apartamento pode ser composto de várias peças e de diferentes formatos e modelos. Desde as tradicionais lâmpadas até sofisticados lustres e possível encontrar muitas opções para compra.

Boa parte desses modelos estão mais atrelados ao aspecto decorativo do que a iluminação propriamente dita. Ambientes como a sala de estar costumam ganhar mais atenção neste sentido. Há também boas opções para cozinhas e outros ambientes da casa.

O que são lustres?

Lustres

Lustres são luminárias bem sofisticadas, contando com diversos elementos decorativos, pode ter uma ou várias lâmpadas e geralmente é usado em sala de estar ou jantar. Idealmente em espaços com pé direito duplo.

Veja aqui uma galeria de fotos de lustres

O que são pendentes?

Os pendentes são luminárias mais simples, composta geralmente de uma única lâmpada, mas com uma estrutura de um cabo longo. Em outras palavras, a lâmpada m sí fica longe do teto e pendurada por um fio, daí o nome pendente.

Veja aqui uma galeria de fotos de pendentes

O que são luminárias?

Luminárias são aqueles modelos tradicionais que usamos para não deixar uma lâmpada exposta. Geralmente ela é feita de vidro e pode ter vários formatos. Sua principal função é estética e evitar que a lâmpada fique aparente.

Veja aqui uma galeria de fotos de luminárias

Quais os modelos mais indicados para sala de jantar e estar?

Depende da altura do pé direito da sala. Quanto mais alta mais exigirá um lustre maior e mais impactante. Quando o pé direito é baixo, as vezes nem é bom colocar lustres e sim uma luminária. Veja abaixo uma galeria de fotos de lustres por tipo de sala:

Quais os modelos mais indicados para quarto?

No quarto não se usa colocar lustres ou pendentes e sim luminárias apenas. Neste caso como não há geralmente variação do pé direito, os modelos são bem mais parecidos. Veja abaixo uma série de exemplos:

E para a cozinha?

Na cozinha as luminárias são bem-vindas, assim com os pendentes, dependendo do tipo de cozinha, altura e proposta da mesma. Cozinhas americanas ou integradas com área gourmet facilitam o uso desses recursos de iluminação.

Veja abaixo alguns exemplos de luminárias e pendentes para cozinha:

Qual a importância de investir em iluminação?

Primeiro é no aspecto funcional, afinal elas provem a iluminação artificial para a noite e dias mais escuros, mas também os elementos da iluminação como as luminárias, lustres e outros podem afetar até no valor do imóvel em caso de negociação de venda.

Mas o que mais chama a atenção das pessoas é mesmo o valor estético que aliado a outros elementos de decoração, podem dar um visual bem diferente para o ambiente, criando assim espaços mais agradáveis e com maior conforto.


 
Veja também: