Máquina de costura antiga Singer e Elna

A primeira coisa a procurar, se você procura a máquina Singer de um colecionador, é a idade do item. Mais de 100 anos é considerado um antiguidade, e mais jovem do que isso é 'vintage'. Ao corresponder o número de série à data correspondente, você pode determinar a idade exata da máquina.

As primeiras máquinas de costura foram feitas de chifre de osso ou animal há mais de 25.000 anos, mas a arte da costura mecânica como a conhecemos hoje começou em 1846, quando Elias Howe recebeu uma patente nos EUA por sua invenção da máquina de costura. A máquina de costura não é apenas uma maneira muito rápida de fazer roupas e outros bens materiais, mas também podem ser objetos muito colecionáveis.

Modelos mais conhecidos

  • Singer: O design original da Singer Corporation foi a primeira máquina de costura prática para uso doméstico em geral. Ele incorporou a agulha básica e o ponto de bloqueio desenvolvido por Elias Howe, que venceu um processo por violação de patente contra Singer em 1854.

    Veja modelos

  • Elna: Enquanto o primeiro Elna não recebeu um número de modelo como tal, ficou conhecido como Elna 1, mas também é conhecido carinhosamente como o Gafanhoto. Tal era a solidez de seu design original que apenas pequenas modificações foram feitas durante a vida útil da produção.

    Veja modelos

Como escolher um modelo valioso

A primeira coisa a procurar, se você procura a máquina Singer de um colecionador, é a idade do item. Mais de 100 anos é considerado um antiguidade, e mais jovem do que isso é 'vintage'. Ao corresponder o número de série à data correspondente, você pode determinar a idade exata da máquina.

O design mudou naturalmente ao longo dos anos com os avanços da tecnologia. Motores elétricos e luzes aparafusadas foram introduzidas nas máquinas em 1921. As mesas dos pedais gradualmente desapareceram para o fundo das caixas grossas na década de 1930.

Veja os testemunhais de usuários sobre máquina de costura antiga

Quando se fala de máquina de costura antiga existe uma enorme variedade pois ela foi evoluindo conforme os anos, a mais antiga. A mais famosa máquina de costura antiga é a Singer (marca principal na época) ela é totalmente manual. Ela funciona até hoje, embora não seja recomendável costurar ela hoje em dia pois não é prática, e exige bastante experiência. Iniciantes na máquina sofriam muito com agulhas quebrando e linhas estourando. Hoje ela é utilizada como peça de decoração e dá um ótimo charme retrô.
Cesar pinheiro Alves, São Paulo, SP


Máquina de costura antiga é uma peça clássica que possui alto potencial para a decoração. Modelos robustos ainda podem ter funcionalidade, permitindo que seus proprietários, operando-as, possam efetuar reparos em roupas, cortinas, toalhas e outras peças de tecido. Além disso, a qualidade de máquina de costura antiga, em termos funcionais, é bem superior a alguns modelos atuais mais baratos. A dificuldade, por vezes, está em adquirir peças para eventuais reparos, caso o item apresente problemas. Uma preocupação também é encontrar assistência técnica autorizada para efetuar os ajustes necessários. Por outro lado, mesmo se a máquina não tiver mais funcionalidade, pode figurar com lindo objeto decorativo domiciliar. Se esse não for seu estilo, há a possibilidade de revender o item para lojas ou cafés que tenham interesse em inserir a máquina de costura antiga como elemento decorativo no ambiente, especialmente aqueles que tem uma temática mais "retrô" e optam por estes.
Bruna , Porto Alegre, RS


Gosto muito de costurar, é meu passatempo preferido! Comprei uma máquina de costura antiga e adorei. Além de ser completamente resistente e reforçada, da uma decoração e tanto para a casa. Gostei dela também por não fazer muito barulho. Hoje acabei de fazer um vestido para a minha sobrinha e ficou lindo! Com certeza foi um investimento bom, já que não uso muito, fica para a decoração. Muito bonita e delicada!

Giulia Farias Bandar, Alvorada


A máquina de costura antiga apesar de não ter as mesmas funções que uma máquina mais moderna tem, elas são boas para quem precisa fazer pequenas costuras o pequenos reparos nas roupas da família. A máquinas de costura antiga em bom estado de conservação e funcionando bem, é boas para quem não precisa costurar de forma profissional. Outro ponto a se pensar em relação a uma máquina de costura antiga, é que se ela for um modelo mais antigo, mesmo ela não funcionado, ela pode ser usada como uma peça de decoração para quem gosta de uma decoração estilo retrô.
A desvantagem da máquina de costura antiga, é que ela não tem as mesmas funções que as máquinas de costura mais modernas. A máquinas de costura antiga também é grande, pesada e difícil de transportar. Também é mais difícil encontrar quem faça manutenção em uma máquina de costura antiga.
Sandra Regina Ferreira, Viamão~RS


Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega