Maquina de lavar e secar. Funções programadas e marcas

Perguntas e respostas sobre maquina de lavar e secar. O que é uma maquina de lavar? Quem a inventou? Quando surgiu a primeira movida a energia elétrica? Quais são suas funções programadas?

» Página Inicial

Máquina de lavar roupa ou lavadora é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas. É um dos eletrodomésticos mais vendidos no Brasil, perdendo apenas para Geladeiras e Televisores.

Quem a inventou?

Existem várias versões quanto ao inventor da máquina de lavar roupa. Nathaniel Briggs é apontado por alguns como o primeiro a receber a patente da primeira máquina, em 1797, mas outros indicam o mesmo ano como aquele em que Ferguson Hardie apresentou o esboço da primeira máquina de lavar roupa, movida à manivela. Em 1851, o norte-americano James King patenteou a primeira máquina a usar um tambor, mecanismo que ainda é hoje usado, mas que, então, ainda era movido à mão. Depois, em 1858, foi patenteada por Hamilton Smith a primeira máquina rotativa.

Quando surgiu a primeira movida a energia elétrica?

Máquina de lavar

A primeira máquina de lavar movida a energia eléctrica - a Might Thor - foi inventada por Alva J. Fisher e apresentada em 1908 pela Hurley Machine Company de Chicago, Illinois, Estados Unidos. Esta máquina tinha um tambor, um tubo galvanizado e um motor elétrico, o que permitia carregá-la de forma inédita, possibilitando um maior número de lavagens num tempo recorde. Foi patenteada a 9 de agosto de 1910.

Quais são suas funções programadas?

As lavadoras de roupas têm três funções básicas: lavar, enxaguar e centrifugar. A lavagem é a mais longa e traz diversos métodos para tecidos leves, pesados, tira-manchas, níveis de água e por ai vai. Os ciclos de lavagem são partes menores dos programas de lavagem e com ações determinadas que podem ser usadas isoladamente, como lavar, enxaguar e centrifugar.

Outras variações nas maquinas dependendo do modelo?

Front Load ou Top Load? Front Load é a da porta frontal, a redondinha. Já a outra é a mais comum, é a que o topo da máquina abre.

De quantos quilos? Aí vai variar do quanto de roupa você costuma lavar e o peso delas. Quem usa pouco, pode utilizar uma máquina menor. Já as grandes famílias, a de peso maior. Ah, se você possui aqueles cobertores pesadinhos é bom pegar, pelo menos, uma de 10 quilos, capaz de suportar esse peso.

Automática ou semi? A primeira faz todo o serviço, chegando quase a já deixar a roupa seca!! Já a segunda opção é a que possui menos funções e precisa de ajuda para realizar alguns serviços como a colocação do sabão, retirada da água do enxágue, etc.

Como assim retirada da água? Very simple. Você precisa desencaixar a mangueira que fica guardada num suporte traseiro do aparelho e colocá-la próximo a um ralo. Para enxaguar a roupa você terá que colocar mais água e acrescentar o amaciante. Máquinas que precisam dessa retirada manual geralmente não contam com a função de centrifugar.

E o aquecimento? Presente nas máquinas automáticas, é uma boa opção para lavar as roupas muito sujas, eliminar germes e bactérias e eliminar melhor o sabão.

Tombamento ou agitação? WTF? E não é que é mais simples do que parece? O tombamento é o sistema de lavagem das máquinas cujo cesto interno é deitado. A movimentação é feita de cima para baixo. Agora, sabe aquelas lavadoras que possuem um tubo no meio? Essas utilizam o sistema de agitação, no qual a movimentação é meia circular (vai-e-vem).

Quais as marcas mais conhecidas no mercado brasileiro?

Muller, Brastemp, Consul, Colormak, Kim, Suggar, Samsung (sim, esta marca também fabrica máquinas de lavar e secar, e são consideradas entre as 3 melhores marcas do mercado atualmente), Electrolux, Panasonic, LG.

Existem maquinas com a função lavar e secar?

Sim. Hoje no mercado é possível encontrar dezenas de marcas que produzem maquinas que lavam e secam as roupas. Seus preços ainda são bem altos e pouco acessíveis. Este tipo de maquina é ideal para quem não possui espaço de estender roupas ou não possui tempo. Você coloca as roupas, a maquina lava e seca.


 
Veja também: