Máquina de lavar pequena, lava e seca é boa?

Uma máquina que lava e seca é muito útil para quem não tem espaço em casa para estender suas roupas e nem espaço para colocar uma lavadora e uma secadora de formas separadas. A máquina lava e seca proporciona praticidade e ganho de tempo nas tarefas diárias.

Uma máquina que lava e seca é muito útil para quem não tem espaço em casa para estender suas roupas e nem espaço para colocar uma lavadora e uma secadora de formas separadas. A máquina lava e seca proporciona praticidade e ganho de tempo nas tarefas diárias.

Na hora de escolher a máquina deve-se levar em conta a rotina da casa e da família, com a sua frequência de uso.

Tipos de máquina lava e seca

A máquina lava e seca pode ser classificada de acordo com a abertura e forma de lavagem.

  • Eixo vertical e abertura por cima (top load): Elas são as mais comuns e contam com a vantagem de poder abrir a tampa durante qualquer momento da lavagem. Essas máquinas usam a agitação circular causada pelas pás, que entram em atrito de forma direta nos tecidos.
  • Eixo horizontal e tampa frontal (front load): Com esse tipo de máquina, não é possível parar o ciclo ou abrir a tampa após de começar o processo de lavagem. Elas utilizam um sistema de tombamento, onde a roupa se move para cima e para baixo dentro do tambor. Eles desgastam menos as roupas e são as mais indicadas para peças e tecidos delicados.

Alguns modelos de máquinas lava e seca do mercado

  • LG Prime Touch 9kg
  • Mueller Evo 7kg
  • Samsung QDrive 10,2kg
  • LG Mega Touch 8,5kg

Veja o testemunhal de várias pessoas sobre máquina de lavar pequena, lava e seca

Fiz a compra da máquina de lavar pequena, do tipo vala e seca e estou gostando muito até o momento, isso porque na região que eu moro faz frio boa parte do ano e tem o tempo muito úmido, o que atrapalha muito na hora de secar as roupas, muitas vezes tendo que lavar novamente por dar mal cheiro por secar a sombra. Mas após a compra da máquina lava e seca isso não acontece mais, pois lavo as roupas normalmente, ela própria no processo de centrifugação já deixa a roupa quase toda seca, ai depois eu só coloco para secar, nem preciso tirar da máquina, ela funciona muito bem, e em poucos minutos já está tudo seco, foi um avanço e tanto e me poupou bastante trabalho. Sem falar que por ser dois produtos em um me poupa também o espaço na área de serviço que não é grande.
Karina Gomes da Silva Coelho de Souza , Chapecó SC


Bom ela é uma maquina pequena né. Tem que colocar quantidade certa de peso na maquina.
Para não forcar muito aconselho colocar quantidade de roupa certa.
Eu optei pela lava e seca porque moro apartamento muito pequeno. E não tenho varal grande para secar pecas como toalha de banho e lençóis. Os botões são bem específicos nas descrições.
Quando ela centrifuga quase ja sai seco roupa. Quando precisa uso função secar tb.
As roupas que são permitidas secar na lavadoura algumas peças sai um pouco amassadas.

Jacqueline Cardoso, Sao paulo


Ter uma máquina que lave e seque de tamanho pequeno é ideal para apartamentos ou casas pequenas, lavar e secar em uma máquina só otimiza mais espaço ainda, pois ela faz a função por duas, é indicada para pessoas que não lavam roupas em quantidades grandes, uma outra vantagem é a economia de água, pois uma máquina menor utiliza menos água nas lavagens de roupas. Suas roupas vão sair limpas e secas, ideal para pessoas com rotinas apertadas.
A desvantagem é que em dias chuvosos, quando há acumulo de peças é necessário repetir os ciclos, não pode ser usada para fazer lavagens de cobertores, edredons e colchas de tamanho maior, as secadoras gastam mais energia do que maquinas que fazem apenas lavagens. Algumas roupas delicadas podem ser estragadas na secadora, alguns tecidos encolhem, alguns tipos de estampas derretem, não pode ser colocado sapatos, e materiais delicados em alta temperatura das secadoras.
Geovana Ferreira , Bocaiuva do Sul/Parana


Por Redação e G Produções Editoriais