Mesa para computador: vantagens e desvantagens

Análise e opinião sobre os diversos modelos de mesas para computador com a opinião de usuários sobre a ergonomia, praticidade, vantagens e desvantagens do uso de cada um desses modelos.

As mesas para computador ou em alguns casos simplesmente mesas de escritórios são móveis que visam proporcionar melhor conforto para o uso de PC ou notebooks, seja no ambiente empresarial ou doméstico.

Quando os computadores se popularizaram, surgiu diversos modelos de mesas destinadas exclusivamente para este fim. Normalmente elas tinham uma parte móvel e mais baixa para o teclado e em algumas versões mais sofisticadas, tinham um suporte para o gabinete e outro para a impressora na parte superior.

Esse modelo foi superado e hoje temos apenas as mesas simples, sem as parafernálias descritas acima, onde em apenas uma mesa de um único tablado é possível usar tudo.

A ideia atual é ter uma mesa de escritório que seja multiuso, prezando pela beleza do móvel, mas principalmente pela ergonomia e adequação ao ambiente como um todo.

Veja aqui diversos modelos de mesas de computador

Abaixo a opinião de vários usuários

Hoje em dia é possível fazer mesa para computadores sob medida oque facilita bastante pois muitas das vezes não sobra muito espaço para uma mesa grande com muitas gavetas, mas eu diria que é sim muito bom ter uma mesa específica para apoiar seu computador dando um ar de mais arrumado e organizado ao ambiente, sem falar no conforto que ela proporciona.
Aqui em casa tenho um cantinho com uma mesa específica para o computador e dá super certo, aproveito para fazer da mesa um espaço para guardar e organizar contas, documentos importantes, itens de papelaria que usamos no dia-dia.
Não importa o modelo, tamanho e cor o que importa é ter uma mesa que se adeque às suas necessidades e que seja do tamanho adequado para suportar o computador.
De muita utilidade ter uma mesa de computador, com certeza faz a diferença.
Emília , São Paulo


Mesa para computador é um móvel essencial para a instalação de computador no formato desktop. O ideal é que a mesa seja feita com material resistente, apto a suportar todas as peças do computador, incluindo monitor, CPU, teclado, mouse e caixas de som. Sempre bom lembrar que outros objetos acabam parando na mesa do computador de forma mais permanente, como telefone, livros, etc., devendo-se levar em conta tais acréscimos. Além disso, também há uma preocupação ergonômica, de modo que a mesa não pode ser desconfortável para quem opera o equipamento, detendo a altura e o espaço ideal para as pernas. Também é preciso atentar para a cor do móvel em relação ao ambiente, pois, por vezes, algumas cores acabam não harmonizando adequadamente. Lembre-se também de verificar se há a opção de "arrastar" o suporte do teclado pra dentro ou não, levando em consideração suas preferências pessoais e estilo de digitação.
Bruna , Porto Alegre, RS


Grande parte das famílias brasileiras possuí um microcomputador ou notebook em suas casas. Ou então, em seu ambiente de trabalho o utilizam como ferramenta de produção, comunicação e elaboração de projetos. Com isso a grande necessidade de se usar mesas de altura e largura adequadas para cada ambiente e estilo. Uma mesa confortável garante saúde por mais tempo ao trabalhador ou membro da família.
Também é considerada um item de design para o ambiente, pode trazer elegância ou mostrar o desleixo do usuário. Mesmo que para notebook ou laptops, a mesa precisa estar na altura adequada ao usuário, para não haver desconforto em relação a tela, que não pode ser muito regulada quanto a sua altura. A estabilidade da mesa é importante para os profissionais de jogos eletrônicos, onde os reflexos e tomadas de decisões rápidas influenciam diretamente no resultado de uma partida, com isso a grande importância da mesa.
Danilo Tarouquela, Chapecó - Santa Catarina


A mesa do computador do meu escritório é parte de um conjunto que inclui dois balcões, sendo um de cada lado e a mesa em formato de L no canto. Este tipo de mesa é ideal pois você tem um espaço maior para esticar as pernas e o monitor pode ficar mais distante um pouquinho.
A questão da ergonomia é bem importante, como por exemplo a altura da mesa ser adequada à altura da pessoa que vai usá-la.
A cor branca que escolhi é que judia um pouco, pois suja muito, mas é fácil de limpar. Então não chega a ser um problema.
No meu caso a mesa em si tem os pés bem fracos e precisam ser fixadas nos balcões laterais para ganhar firmeza. Mas não é necessariamente um problema e sim uma característica deste modelo.
Agora, aquele modelos antigos de mesa de computador com suporte de impressora, nobreak e gabinete era horrível. Em alguns casos parecia uma geringonça.
Luis Ribeiro, Limeira/SP