Móveis para banheiro. Armário planejados e gabinetes prontos

Perguntas e respostas sobre móveis para o banheiro, como gabinetes prontos, móveis e pia planejados, nicho e outras partes que compõe a parte móvel do banheiro.

Cada cômodo da casa exige móveis diferentes, isto porque as necessidades são diferentes e o banho sem dúvida nenhuma é um dos mais peculiares dadas as especificidades do ambiente.

Embora seja um ambiente onde normalmente não usamos muitos móveis em si, mas a quantidade de utensílios pode variar bastante de acordo com o tamanho do banheiro e das necessidades de quem o usa.

Abaixo relaciono algumas perguntas sobre o assunto:

O que são móveis para banheiro?

Tudo que diz respeito a móveis indica aquilo que característica móvel, ou seja, que pode ser mudado de lugar de alguma forma. Se considerarmos isto, poderemos dizer que quase nada no banheiro são móveis. Mas sabemos que o gabinete ou o armário do banheiro e outros utensílios são móveis pelo fato de fazer parte da mobília da casa.

Vale apena comprar esses gabinetes prontos para banheiro?

Sim, vale. A vantagem de comprar gabinetes prontos é que você tem várias opções com preços para todos os bolsos. Em grandes lojas é possível encontrar uma variedade grande desses móveis que permitiria atender a todos os gostos.

Mas é preciso apenas lembrar que eles têm tamanhos próprios e é importante ficar atento ao espaço disponível que você tem.

O que é melhor: fazer um armário planejado para o banheiro ou comprar o gabinete pronto?

Se você tiver pouco espaço ou quiser comprar móveis mais baratos para o banheiro, eu diria que comprar o gabinete pronto é a melhor coisa a fazer. Se você pretende fazer uma pia maior, tem espaço para isso ou está trabalhando com a hipótese de fazer móveis planejados para toda a casa ou modulados, eu diria que fazer planejado é melhor.

A última opção é mais cara, mas tem a vantagem de fazer sob medida e conseguir atender de forma mais personalizada a sua necessidade.

E a pia do banheiro, vale a pena mandar fazer ou comprar pronta?

Existem banheiros espaços e neste caso vale a pena mandar fazer a pia para ocupar mais o espaço, já que os modelos prontos são bem menores. Fazer a pia pode ser útil também no aspecto personalização, já quem você pode escolher não só o tamanho, como o material usado e o formato da mesma.

O que é nicho para banheiro? Vale a pena fazer um?

Nicho é uma abertura feito na parede para ser usado como saboneteira ou porta shampoo, por exemplo. Ao invés de você comprar aquelas peças em inox para este fim é feito na própria parede do banheiro. Veja abaixo uma imagem de exemplo.

Nicho para banheiro

Isto é muito bom e elimina aqueles suportes nada práticos que é comum encontrarmos nos banheiros. Este item deve ser feito na construção ou reforma da parede e deve ter um acabamento com revestimento. Algumas pessoas optam por colocar também uma pedra na parte de baixo, o que é uma boa ideia.

O box do banheiro é considerado como parte dos móveis?

De certa forma não. Isto porque ele não é móvel e está mais associado ao processo de construção da casa do que da mobília. Desta forma é possível afirmar que ele é fixo e não móvel. Até onde eu sei não há box que seja móvel, mas caso exista ai sim creio que ele poderia ser considerado como parte.