Móveis para escritório e home office. Onde comprar e dicas

Perguntas e respostas sobre móveis para escritório e home office. Veja algumas dicas e lojas onde encontrar móveis adequados para escritório em casa e outros ambientes.

O que é um home office?

Home office é um termo em inglês que significa escritório em casa e embora ele faça referência ao espaço físico em si, normalmente ele é usado também para fazer referência ao modelo home office de trabalho que é o caso de uma pessoa que opta por trabalhar em casa.

Esse modelo de trabalho tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, especialmente em algumas atividades como as artes, programação, suporte técnico e outras onde não há necessidade de presença física para o desenvolvimento do trabalho.

A ideia de ter um escritório em casa agrada muito pela qualidade de vida, visto não ser necessário enfrentar trânsito todos os dias, ficar longe da família, entre outros aspectos.

Quais tipos de móveis são adequados para home office?

Bem, isto dependerá muito do espaço disponível e da proposta que cada um tem, mas de uma maneira geral um home office sugere uma boa mesa para computador e preferencialmente uma mesa integrada com armários. Normalmente não cabe muito mais que isso, então opcionalmente pode optar por nichos para livros, objetos de decoração e outros.

Também é necessária uma boa cadeira, ergométrica, de preferência. Persiana na janela, ventilador de teto e ar condicionado também são elementos úteis em um escritório em casa.

Móveis para escritório

Onde encontrar bons móveis para escritório?

Se a ideia é montar apenas um home office eu diria que uma boa opção é a rede de lojas da Etna que geralmente tem modelos bem interessantes de mesas com armários, cadeiras, nichos e outros móveis. Para escritórios comerciais talvez seja melhor pensar em lojas locais que talvez ofereça melhor relação de custo, prazo de entrega, grandes quantidades e também por modelos mais populares.

Móveis inadequados para escritórios podem trazer que tipo de problema?

Passamos boa parte da nossa vida trabalhando e quem trabalha em escritório sabe que os móveis podem ajudar ou ser um problema. Cadeiras inadequadas, mesas em alturas desproporcionais, falta de equipamentos de condicionamento de ar, entre outros podem não só trazer problemas de saúde como afetar diretamente na produtividade e qualidade do trabalho.

É preciso pensar também em teclado para computador, mouse, equipamentos de proteção individual e ergometria. Tudo isso faz parte do conjunto de mobiliário e recursos de um escritório e terá impacto na qualidade de vida no trabalho das pessoas.

O que fazer quando o espaço do escritório é muito pequeno?

Em espaços muito pequenos é preciso realmente pensar bem nas alternativas para atender a necessidade. Acho que em alguns casos o melhor seria pensar em móveis planejados para o escritório, pois desta forma você poderia aproveitar todo o espaço disponível de forma a otimizá-lo.

Outra alternativa, ainda que talvez não tenhamos muitas opções por aqui, mas acho que vale a ideia é pensar em móveis retráteis, como pode ser visto no vídeo abaixo: